Tratamento Depressão Pós Parto
Elimine o problema de vez
Cerca de 80% das mulheres sofrem alguma forma de depressão pós-parto que geralmente passa em algumas semanas. Dessas mulheres, 10 a 15% vão desenvolver uma depressão mais grave.
As mulheres que mais estão em risco são aquelas em que os seguintes fatores estão presentes:
- Histórico de depressão ou depressão pós-parto
- Histórico de síndrome pré-menstrual moderada ou severa
- Histórico familiar de depressão pós-parto
- Experiência traumática durante o parto
- Privação de sono
- Falta de apoio civil
- Histórico de abuso
- Mau relacionamento com membros próximos da família, particularmente o pai do bebé
- Stress
- Falta de apoio emocional e social após o nascimento do bebé
- Desequilíbrio hormonal na glândula tireoide
Dependendo da gravidade da depressão, o tratamento médico convencional pode ser necessário e deverá ser procurado imediatamente. No entanto, para depressões menos severas há muito que um tratamento naturopático pode fazer.
O tratamento é adaptado às necessidades individuais de cada mulher, considerando fatores, tais como se ela está a amamentar ou não. Para ajudar na bioquímica do cérebro a prescrição de plantas medicinais, aminoácidos, suplementos de omega-3 ou precursores de neurotransmissores podem ser bastante eficazes, assim como a prática de desporto.
Na maior parte dos casos, é necessária a integração de várias modalidades terapêuticas. O objetivo da integração é basicamente ligar diferentes elementos para formar um todo que funcione bem. Também é essencial que as pacientes atendam sessões de algum tipo de terapia. As mulheres tem a necessidade de lidar com problemas em relação a maternidade. Isso pode incluir problemas com a própria mãe ou sentimentos sobre a perda de liberdade.
Algumas mulheres sentem-se culpadas por sentirem-se assim e não expressar esses sentimentos podem piorar a situação. Por isso, é muito importante pedir apoio. Mulheres com mais apoio são menos propensas a desenvolver depressão. É imprescindível aprender a pedir ajuda ou, se necessário – contratar ajuda. Alguns casos de depressão pós-parto exigem uma profunda introspecção e exploração.