Top

Dieta vegana – vantagens e desvantagens

O objetivo deste artigo é mostrar as vantagens e desvantagens nutricionais da dieta vegana. Não estamos a abordar a parte ética, filosófica e/ou ambiental.

A dieta vegana pode ser bastante saudável se for nutricionalmente equilibrada. Entretanto o corpo de cada um reage de forma individual as mais diferentes dietas. Uma alimentação vegan pode ser boa para o vizinho de frente mas pode não ser boa para o vizinho do lado. A melhor forma de saber se um tipo de dieta funciona para si, é perceber como sente-se e estar atento aos seguintes fatores: níveis de energia, qualidade do sono, alterações no humor, saúde do cabelo, pele e unhas. Se está a se sentir bem e com vitalidade, é sinal que a dieta funciona para si. Além disso, realizar análises de sangue pelo menos uma vez por ano é vantajoso para detectar qualquer deficiência nutricional.

Um dos benefícios da dieta vegana é que se for uma dieta rica nos mais diversos alimentos naturais, pode melhorar o bem estar da pessoa e prevenir diversas doenças, uma vez que uma alimentação rica em frutas, vegetais, legumes e oleaginosas é rica em antioxidantes. Os antioxidantes combatem os radicais livres e previnem o aparecimento de infecções e doenças.

Uma pessoa também pode seguir uma alimentação vegana e consumir produtos industrializados ricos em farinha e açúcar refinados. A partir daí, deixa de ser uma dieta saudável.

Uma desvantagem pode ser a curva de aprendizagem. Para quem vai iniciar uma dieta vegana, e não tem muito conhecimento sobre o assunto, o planeamento das refeições, combinações de alimentos e aprender novas receitas que agradem o paladar pode ser um desafio, pois requer tempo e diversas tentativas. Esse fator é importante para que a nova alimentação seja saudável, variada e que providencie todos os nutrientes necessários para o bom funcionamento do corpo. Geralmente depois de 3 meses, que é média de tempo para criar um novo hábito, a nova alimentação deixa de ser um esforço consciente e a pessoa irá saber escolher os alimentos sem se dar conta. 

Outra “desvantagem”, não é propriamente um ponto negativo, seria ter de fazer uma suplementação com vitamina b12, pois esta é encontrada em sua forma ativa apenas nos produtos animais.