Top
tratamento para acne parte 2: a alimentação

Como acabar com a acne através da alimentação

Informações práticas sobre como acabar com a acne:

  • A dieta mais indicada para acabar com a acne é a Dieta de Baixo Índice Glicémico: alimentos naturais e pouca comida processada.
  • Os hidratos de carbono refinados ou os “venenos brancos” como açúcar e farinha de trigo, são os grandes vilões.
  • Elimine o leite de uma vez por todas. Entretanto, o consumo moderado de produtos lácteos fermentados não são associados à acne.
  • Mantenha a proporção de ômega-3 e ômega-6 equilibrada.

Acabar com a acne através da alimentação é um dos temas mais controversos sobre este assunto.  A verdade é que os casos de acne tem vindo a aumentar no mundo ocidental e um dos motivos pode ser a alimentação atual. Estudos antropológicos descobriram que problemas na pele são raros ou praticamente inexistentes em culturas de caçadores-coletores. Isso sugere que a maioria dos problemas de pele são influenciados por fatores ambientais, e não genéticos, e que mudanças na alimentação e no estilo de vida, em muitos casos,  podem ser suficientes para prevenir e até mesmo reverter o problema.

De acordo com vários estudos, a melhor dieta no tratamento para acne é a dieta de baixo índice glicémico. É uma dieta em que consume-se alimentos que libertam o açúcar no sangue gradualmente como:  vegetais, frutas, proteína animal, proteína vegetal, leguminosas, oleaginosas, grãos e cereais integrais. Evita-se açúcar, farinha de trigo refinada, arroz branco, massas, bolos, doces e produtos industrializados no geral.

O açúcar é o “alimento” que tem maior impacto na saúde da pele. Há inúmeras evidências científicas que associam à acne com uma dieta de alto índice glicêmico. Como o açúcar afeta a pele? A glicose eleva os níveis de insulina e consequentemente pode aumentar a produção de sebo, afetar os níveis de SHGB (globulina ligadora de hormônios sexuais) e aumentar a concentração de hormônios andrógenos. Um dieta com baixo índice glicêmico aumenta a quantidade de SHGB  e reduz a quantidade de hormônios andrógenos. Isso é de interesse pois níveis mais altos de SHGB são associados com menor ocorrência de acne.

E os lácteos? De três grandes estudos populacionais que ligam o consumo de lácteos (mais notavelmente o leite) a acne, nenhum fez uma correlação positiva entre produtos lácteos fermentados (por exemplo, iogurte) e a acne. É reconhecido que o leite está associado à acne porque contém hormônios de crescimento (ambos adicionados sinteticamente e de ocorrência natural). A acne é certamente impulsionada pelo fator de crescimento semelhante à insulina (IGF-I), e o IGF-I pode ser absorvido através do tecido do cólon. Portanto, as bactérias probióticas (Lactobacilli em particular), quando adicionadas ao leite, utilizam IGF-I durante o processo de fermentação, ficando com uma quantidade 4 vezes menor de IGF-I em comparação com o leite magro . Se, como se suspeita, há aumento da permeabilidade intestinal em pessoas com acne, a absorção intestinal de IGF-I é provavelmente seria maior e mais especificamente, quando o leite (em vez de laticínios fermentados) é consumido oralmente. Entretanto, os pesquisadores precisam examinar mais de perto o motivo pelo qual os produtos lácteos  fermentados não foram associados à acne.

Para acabar com a acne, também é importante manter a proporção de ômega-3 e ômega-6 equilibrados. A alimentação da sociedade moderna é baixa em ômega-3 e rica em ômega-6, e isso deveria ser ao contrário. Vários estudos sugerem que este desequilíbrio aumenta os marcadores de inflamação, uma vez que ômega-6 é pró-inflamatório e ômega-3 é anti-inflamatório. Ao parar de comer alimentos industrializados, deixa-se de consumir tanto ômega-6, uma vez que a população ocidental está a consumir grandes quantidades óleos vegetais processados, que são carregados com ômega-6, como: girassol, canola, milho, soja e semente de algodão. Uma maneira eficaz de aumentar a ingestão de ômega-3 é ingerir peixes e/ou marisco uma ou duas vezes por semana. Boas fontes desse nutriente são as sardinhas, salmão selvagem, ovos biológicos, nozes, linhaça e sementes de chia.

Quer saber mais sobre como acabar com a acne? Clique aqui para saber o papel da digestão no tratamento para acne.