Top
acne emocional como tratar

Acne emocional: como tratar

Os quatro pilares para ter uma vida saudável pode ser comparado com uma receita de bolo: existem ingredientes essenciais que não podem faltar para a receita dar certo: farinha, fermento, ovos, manteiga e leite. Para manter a nossa saúde  ao longo da vida, esses ingredientes são:

  1. alimentação,
  2. atividade física,
  3. sono e
  4. controlo do stress

O controle do stress é um dos pilares que a pessoas mais negligenciam. Negligenciam por não ter noção dos efeitos nocivos que pode ter no corpo. É importante ressaltar que o stress que estamos a falar aqui é o stress crônico.O stress por si só é uma reação natural do corpo e pode até ser uma coisa boa, como servir de motivação para ter um desempenho melhor em uma apresentação ou numa entrevista de trabalho. O stress que persiste durante períodos prolongados, pode ter um impacto negativo no sistema imunitário, uma vez que enfraquece-o. Isso consequentemente aumenta as chances de apanharmos infecções e piora doenças e disfunções existentes. Sem falar dos efeitos que tem nas hormonas. Já reparou que em períodos de stress é muito mais fácil apanhar uma constipação ou uma infecção urinária?

Na minha prática clínica, ao conversar com os pacientes, eu por vezes sinto que eles não sabem quais são as suas fontes de stress e muitos acham normal viver neste estado. Antigamente as nossas maiores preocupações eram caçar, lutar ou fugir de animais selvagens. Mas hoje em dia os fatores de stress são outros, podem ser tanto físicos como emocionais, como: dormir pouco, fazer atividade física em excesso, ter metas para alcançar no fim do mês, passar nos exames, ter um chefe abusivo no trabalho, ter contas para pagar, cobranças do dia a dia e problemas constantes num relacionamento amoroso ou familiar. Quando estamos estressados o cérebro e as hormonas precisam provocar uma série de mudanças no funcionamento do corpo para adaptá-lo a este estado. É como se o corpo estivesse constantemente preparado para uma guerra: fight or flight (lutar ou fugir).

Mas o que toda essa conversa de stress tem a ver com a pele? Temos que ter em consideração que a pele é o maior órgão do corpo humano e desempenha importantes funções imunológicas como de barreira, mantendo o equilíbrio entre o ambiente externo e o corpo. Lembra quando falamos que o stress tem um efeito no sistema imunitário? Sendo assim, a pele poderá ser um dos órgãos a manifestar os efeitos do stress crónico.

O cérebro e a pele se comunicam através de receptores que são responsáveis por transmitir os sinais externos para a medula espinhal e, em seguida, para o cérebro. O cérebro responde a esses sinais ativando os sistemas endócrino e imunológico. Estes sinais ou sintomas resultam da liberação de vários hormônios quando o corpo encontra-se sob esse estado- em particular, o “hormônio do estresse” cortisol.

No que diz respeito a pele, níveis elevados de cortisol estimulam as glândulas sebáceas a produzirem mais sebo (óleo). Esse óleo extra entope os poros levando a pele a ficar inflamada e aumentando a proliferação de bactérias.

Além disso, a principal função da epiderme, a permeabilidade epidérmica que atua como um sistema de defesa físico, químico e antimicrobiano também é afetado. Durantes períodos de stress o bom funcionamento dessa barreira fica desequilibrado e as defesas antimicrobianas naturais são perturbadas, sendo assim o ambiente perfeito para as bactérias se proliferarem e fazer com que a sua cara, costas ou peito fique parecendo um vulcão em erupção.

Na naturopatia o sucesso no tratamento pode ser obtido pela aplicação rigorosa e abrangente de intervenções dietéticas, nutricionais e fitoterápicas. Existem suplementos que podem ajudar no controlo do stress e modular as hormonas, como o cortisol. Entretanto no caso da acne emocional, a peça chave no tratamento é que você encontre uma forma de lidar com situações de stress, seja: meditação, rezar, exercício de respiração, correr, ouvir música, passear na natureza e etc. Só não vale ser comida, álcool, drogas ou tranquilizantes. Ter uma forma construtiva de lidar com o stress é uma ferramenta que você precisa ter sempre na sua bagagem  pois precisará utilizá-la em diversas fases da vida, para o resto da vida.