Top
Como eu comecei a levar a minha saúde realmente a sério

Como eu comecei a levar a minha saúde realmente a sério

Em junho do ano passado, eu não estava a dar atenção à minha saúde. Nenhuma.

Eu trabalhava dezoito horas por dia, estava presente em todas as reuniões que podia, administrava uma agência, investia e ainda passava tempo com minha família. Mas eu não reservava nenhum tempo para a minha saúde. Não era uma prioridade.

E isso me deixou surpreso. Eu não conseguia entender porque eu me dedicava com tanto vigor em todas as áreas da minha vida, mas não nisso. Por que não na minha saúde?

Quanto mais eu pensava no assunto, mais eu percebia do que se trata o nosso bem-estar. Com a saúde e bem-estar, ou você é responsável … ou não é. E, naquela época, em todas as outras áreas da minha vida, eu me sentia responsável.

As coisas as quais eu sou o melhor, são aquelas em que eu sou o responsável por outra/s pessoa/s.

O senso de responsabilidade, por exemplo, que tenho pela  minha empresa, com as 550 pessoas que trabalham para mim, é maior do que o meu próprio bem-estar. O meu senso de responsabilidade vem do fato de que eu sinto que devo isso a eles.

Eu tentei fazer a mesma coisa com a minha saúde. “Qual é o meu problema?” Era algo que eu pensava muito naquela época. “Se eu não mudar isso, eu vou morrer. Eu vou perder”.

Todas as coisas terríveis que poderiam acontecer comigo eram subprodutos de como eu vivia. Eu precisava encontrar responsabilidade nas trincheiras desse mundo. Eu era responsável pelos meus funcionários na empresa. Eu precisava encontrar alguém que também pudesse me fazer sentir responsável pela minha saúde. Eu precisava da mesma motivação que tinha nos negócios.

Então o que aconteceu? Como eu mudei?

Eu contratei uma pessoa para me responsabilizar. Eu contratei um PT. A razão pela qual eu  treino todos os dias é porque eu não quero decepcionar o PT. Eu tenho que estar pronto para treinar às 5:45 am porque se eu não for, ele não vai gostar.

Eu passei imenso tempo a pensar até descobrir, dentro de mim, o que me forçaria a ser saudável.

Então isso funcionou para mim. Consegui encontrar uma maneira de fazer isso funcionar.

Mas muitas vezes esses relatos podem ser frustrantes porque nos deixam com táticas, dicas e ideias … só isso. Você provavelmente já está farto de ler artigos sobre os melhores alongamentos, os melhores exercícios de 15 minutos, os melhores batidos saudáveis.

O problema é que há algo que não estamos abordando o suficiente no que diz respeito a esse assunto

Aqui está a verdadeira lição da minha narrativa que se aplica a todos: é tudo sobre a forma de pensar, não dicas e táticas.

Não é o CrossFit ou um sumo detox. O que tem acontecer é uma enorme mudança mental. É acreditar no que você faz e por que você faz.

Foi o que aconteceu comigo. Antes mesmo de decidir em que tipo de rotina eu iria entrar, dei um grande passo para trás e me auto-avaliei. Eu fiz perguntas a mim próprio e tentei me tornar o mais consciente possível. Eu percebi toda a minha responsabilidade. Eu fiz uma mudança. Eu foquei novamente.

A tática era responsabilidade. Mas isso se tornou uma religião durante os primeiros dezesseis meses, quando mudei toda a minha forma de pensar.

Sendo brutalmente honesto comigo mesmo, eu descobri exatamente o que eu precisava: eu precisava de alguém para “cuidar” de mim. Agora, tudo o que eu peço é que você seja igualmente honesto consigo mesmo quando responder: O que é realmente necessário fazer para você mudar?

Para alguns, o dinheiro ainda pode ser um fator decisivo. Para isso eu digo isto: nada é mais importante do que a sua saúde. Portanto, antes de comprar a próxima TV de 42 polegadas, tirar umas férias extras ou comprar ingressos para ver os jogos do seu time preferido, vale a pena dar um passo para trás e ver como você pode assumir um compromisso financeiro a sério com a sua saúde. Eu sou o extremo. Não é prático ou financeiramente viável para todos contratarem um personal trainer, mas os ginásios estão se tornando cada vez mais acessíveis, não é preciso gastar horrores para comprar comida saudável e o YouTube tem centenas de vídeos de exercícios físicos gratuitos.

Começar agora pode fazer você ganhar 20 anos a mais fazendo o que você ama e com quem você ama. Isso não é o suficiente para si? Definitivamente foi para mim.

 

Tradução e adaptação do artigo: How I Finally Got Serious About My Health – Gary Vaynerchuk https://www.garyvaynerchuk.com/how-i-finally-got-serious-about-my-health/