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Os alimentos e a síndrome do intestino irritável

A maior parte das pessoas que sofrem da síndrome do intestino irritável, conseguem associar o consumo de certos alimentos aos seus sintomas e fazem restrições alimentares por conta própria. Os alimentos que geralmente causam sintomas são: lácteos, alimentos com trigo, cafeína, couve, cebola, ervilha, leguminosas e alimentos condimentados / gordurosos / defumados.

No entanto, as restrições alimentares têm implicações na ingestão de nutrientes, podendo aumentar o risco de deficiências nutricionais.

Até mesmo para os profissionais de saúde é difícil determinar a relação entre alimentos e sintomas devido a:

  1. a complexidade da composição dos alimentos;
  2. os múltiplos mecanismos pelos quais os componentes alimentares podem afetar o intestino e induzir sintomas;
  3. o tempo entre a ingestão de alimentos e o início dos sintomas

Vários mecanismos podem explicar o impacto dos alimentos nos sintomas da SII. Por exemplo:

  • Algumas moléculas, como frutose, polióis e lactose (se houver deficiência de lactase) podem aumentar a quantidade de água do intestino delgado e também podem ser fermentadas no cólon, causando distensão, inchaço, gás em excesso e hábitos intestinais alterados.
  • Certos alimentos / componentes alimentares podem levar a alterações na motilidade. Receptores encontrados em todo o trato digestivo podem ser ativados pelas moléculas de certos alimentos ou pelos produtos da sua digestão e metabolismo. Os salicilatos, por exemplo, podem ativar mastócitos (células que armazenam potentes mediadores químicos da inflamação).
  • Os alimentos podem alterar a estrutura e / ou a função da microbiota, que por sua vez pode afetar a função do sistema nervoso entérico, a atividade imunológica na mucosa, o perfil metabólico e possivelmente a função cerebral.
  • Comer aumenta o volume da cavidade) intestinal e isso pode estimular receptores sensoriais que respondem a pressão, esticando a parede intestinal

Gordura

Apesar das associações entre ingestão de gordura e sintomas de SII, ensaios clínicos randomizados mediram o efeito de uma dieta restrita a gordura no tratamento da SII. No entanto, não ficou claro se existem relações de causa e efeito entre o consumo de gordura e os sintomas da SII, nem se a restrição de gordura melhora o controle dos sintomas da SII.

A questão aqui é que a ingestão de comida gordurosa (pizzas, fritos e natas em excesso) afeta negativamente qualquer pessoa, mas afeta muito mais quem sofre de  SII.

Proteína (glúten)

As proteínas mais comuns na nossa dieta que foram associadas aos sintomas da síndrome do intestino irritável são: β-caseína (do leite); rubisco (de espinafre); lectina de gérmen de trigo; inibidores de α-amilase / tripsina (ATIs) e glúten.

Você sabia que num grão de trigo 60-70% da sua composição é carboidrato e 8 -15% é proteína (sendo 80-95% desta proteína glúten)? Isso nos faz questionar: será que a sua intolerância ao trigo é realmente por causa do glúten? 

Diversos estudos não conseguiram determinar se os sintomas do consumo do trigo foram causados pela parte do carboidratos (frutanos) ou da parte das proteínas (uma delas sendo o glúten). Um estudo recente realizado em pessoas que acreditavam que eram intolerantes ao trigo devido ao glúten, concluiu que os frutanos desencadearam os sintomas, e não o glúten.

O glúten é a proteína que mais atraiu atenção, em termos do seu papel na indução de sintomas intestinais em pessoas que sofrem da síndrome do intestino irritável. Esse interesse, em parte, foi alimentado pela tendência mundial de comer sem glúten por pessoas que não sofrem de doença celíaca, além de celebridades, o marketing que alimentos sem glúten são mais saudáveis, aumento da disponibilidade de alimentos sem glúten e de facto, uma melhoria nos sintomas ao seguir uma dieta sem glúten e / ou trigo. Essas melhorias podem ser atribuídas incorretamente ao glúten, uma vez que vários outros componentes alimentares são reduzidos ou removidos, como os frutanos, ao seguir uma dieta sem glúten ou trigo.

Hidratos de carbono

Os hidratos de carbono que implicam no aparecimento dos sintomas da SII incluem:

  1. fibra
  2. prebióticos
  3. hidratos de carbono de cadeia curta, como lactose, polióis de açúcar (sorbitol e manitol), frutose e oligossacarídeos (frutanos e GOS)

Os hidratos de carbono de cadeia curta, devido ao seu pequeno tamanho e porque são pouco absorvidos ou não absorvidos, atraem água para o intestino por osmose. Além disso, eles são prontamente fermentados por bactérias do cólon; assim, por má absorção no intestino delgado, eles entram no intestino grosso onde são fermentados, gerando gases, incluindo hidrogênio, dióxido de carbono e metano. Essas ações causam uma expansão no volume do conteúdo intestinal, esticando a parede intestinal e estimulando os nervos no intestino. É o “alongamento” da parede intestinal que desencadeia as sensações de dor e desconforto que são comumente experimentadas pelos pacientes com SII.

A distensão do intestino também pode causar alterações na motilidade e hábitos intestinais, incluindo diarréia, obstipação ou uma mistura de ambos.

Com base em evidências de inúmeros estudos ao longo de muitos anos, mostrando que a restrição dos hidratos de carbono acima melhorou os sintomas da SII, o conceito do FODMAP foi proposto que é um acronómio para Oligossacarídeos, Dissacarídeos, Monossacarídeos e Polióis Fermentáveis

Sabe-se que os diferentes subgrupos FODMAP têm ações diferentes no intestino devido a diferenças em seu tamanho molecular e características de absorção:

  1. Oligossacarídeos – frutanos (trigo, centeio, cebola e alho) e galacto-oligossacarídeos (leguminosas): não são absorvido no intestino delgado porque os seres humanos não possuem as enzimas necessárias para romper as ligações entre essas cadeias de açúcares. São fermentados por bactérias no intestino grosso produzindo gás. Isso causa flatulência em pessoas saudáveis, o que é uma parte normal da digestão, mas em pessoas com SII, o acúmulo de gás causa sintomas de inchaço, desconforto abdominal e motilidade alterada.
  2. Frutose (mel, maçã, xarope de milho) e polióis (algumas frutas, vegetais e produtos alimentícios de baixas calorias): é absorvida lentamente no intestino delgado, resultando em atração da água para o intestino delgado. Se esses açúcares atingem o intestino grosso, são fermentados por bactérias que produzem gás. Estes efeitos contribuem para sintomas de dor, inchaço e hábito intestinal alterado.
  3. Lactose (leite, queijos pouco fermentados, iogurtes): normalmente absorvida no intestino delgado, mas em pessoas que não possuem a enzima necessária para quebrar esse dissacarídeo, a lactose atinge o intestino grosso intacta. A lactose atrai água para o intestino delgado e grosso e é fermentada por bactérias intestinais, resultando em sintomas de inchaço, flatulência, dor e diarréia (dependendo da dose de lactose consumida).

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