Top
emagrecer a mente

Emagrecer a mente

Sabe qual é a maior armadilha que levam as pessoas a fracassarem no processo de emagrecimento?

É o fato de pensarem que ter apenas “força de vontade” é o suficiente para emagrecer e manter o peso.

Ao acreditar que emagrecer é algo que “depende da força de vontade”, todos os que não conseguem emagrecer são rotulados e se rotulam como pessoas que não tem a força de vontade necessária.

E assim muitos acabam desistindo, mais uma vez, por não terem a tal “força de vontade”.

Para entender isso, vamos ter que falar sobre a mente consciente e subconsciente

Quando o desejo da sua mente consciente está desalinhado com o seu subconsciente, você precisa de muita força de vontade para emagrecer. Vou dar um exemplo: quando alguém chega no consultório e diz “estou aqui para emagrecer, mas o problema é que sou gulosa.” Pronto! Se a pessoa diz que é gulosa, já consigo perceber que tem essa crença enraizada na cabeça.

Começa a ficar claro porque, mesmo com muita força de vontade, você terá apenas resultados temporários e voltará a engordar tudo novamente?

Isso acontece por que, segundo a neurociência, a mente consciente (que é de onde vem a força de vontade) é responsável por uma pequena parte das nossas decisões e escolhas.

Já o subconsciente é muito mais poderoso, funciona no piloto automático (sem nenhum esforço), rodando programas automáticos (baseados nas suas crenças) e comanda a maior parte das suas escolhas.

Ou seja, seus comportamentos, impulsos e hábitos vem primordialmente do que está impregnado no subconsciente.

Quando você tem crenças (eu sou gulosa) e emoções negativas que não dão suporte ao desejo consciente de emagrecer, o resultado disso é que você tem que lutar o tempo todo contra o subconsciente. Ou seja: para sustentar a tal “força de vontade” que vem da mente consciente é preciso um grande esforço e muito gasto de energia.

A solução para isso é reprogramar o subconsciente para que as crenças e emoções que geram os programas automáticos passem a dar suporte a decisão de emagrecer.

Quando isso acontece, o processo de emagrecimento e a manutenção do peso acontece forma natural e sem esforço.

Entretanto, essa reprogramação demanda um certo tempo (varia de acordo com cada um) e enquanto ela não tornar-se parte do subconsciente você precisa sim, usar sua força de vontade para INICIAR (e não para resolver de forma definitiva) o processo de emagrecimento.

Nessa fase de transição, é muito importante ter ajuda profissional de alguém experiente guiando o processo, para ajudar-lhe a ultrapassar crença limitadoras e reprogramar sua mente. Por isso, temos o Programa de Coaching Nutricional, com consultas quinzenais durante 3 meses, onde o objetivo é reprogramar a sua mente.

Texto adaptado do: Instituto EFT Brasil