Top
intolerancia lactose

Quem tem intolerância a lactose não deve consumir nada com lactose?

Não, o objetivo é aprender a ajustar as quantidades ingeridas para não ter sintomas.

A lactose é encontrada maioritariamente nos laticínios, entretanto, como pode ver na tabela abaixo, a quantidade de lactose nos alimentos varia. Isso é importante porque a maioria das pessoas que sofrem de má absorção da lactose podem tolerar 12-15 g de lactose por dia (equivalente a 250 ml de leite) e possivelmente mais, se forem ingeridas pequenas doses ao longo do dia.

tabela lactose

Existem muitos laticínios, com baixo teor de lactose, que podem ser consumidos por pessoas que são intolerantes, como por exemplo: queijo cheddar, queijo feta, brie e camembert. Os iogurtes com culturas bacterianas vivas também tendem a ter pouca lactose, pois a lactose naturalmente presente no iogurte é parcialmente digerida pelas bactérias residentes. 

A restrição da lactose é necessária para controlar os sintomas em pessoas que sofrem síndrome do intestino irritável e intolerância à lactose. No entanto, controlar os sintomas da SII, a restrição apenas da lactose é uma forma ineficaz de fazer isso.

Como os alimentos ricos em lactose afetam os intestinos de quem sofre da síndrome do intestino irritável?

A lactose é normalmente absorvida no intestino delgado, mas em pessoas que possuem a enzima necessária para quebrar esse dissacarídeo em açúcares individuais (glicose e galactose) em quantidades insuficientes, a lactose atinge o intestino grosso intacta. Nos intestinos, ela atrai água para o intestino delgado e grosso (efeito osmótico) e é fermentada por bactérias intestinais, resultando em sintomas de inchaço, flatulência, dor e diarréia (dependendo da dose de lactose consumida).

Se um dia for consumir mais lactose do que normalmente consome, uma estratégia para minimizar o desconforto, é tomar um suplemento de lactase um pouco antes de ingerir a comida com lactose. A enzima fica ativa durante aproximadamente 1 hora, o que significa que, depois deste período, se for ingerir mais alimentos ricos em lactose, vai precisar tomar mais lactase.