Pele e hormonas: saiba como lidar com os efeitos do ciclo menstrual na sua pele
Nós mulheres passamos por um turbilhão hormonal todos os meses e devido a essas oscilações, é normal que a nossa pele também sofra. Sim, a nossa pele é influenciada também com a componente hormonal!
Mas o que acontece ao certo durante o ciclo menstrual? E que influência terá na sua pele?
Como sabe, o ciclo menstrual tem a duração média de 28 a 31 dias e durante esse mesmo período, existem diferentes fases e cada fase apresenta níveis hormonais distintos.
Antes de me focar em cada fase do ciclo é importante perceber que este está influenciado principalmente por 2 hormonas: a progesterona e o estrogénio.
E pergunta-me, e bem, que influencia estas têm na sua pele?
Estrogénio:
- Associado ao aumento da produção de colagénio;
- Ajuda na função de barreira da pele, aumentando a retenção de água, que melhora a hidratação como a espessura da pele;
- Aumenta a vascularização, o que leva a uma maior irrigação superficial da pele;
- Com o avançar da idade, há uma redução na produção de estrogénio, que leva a que a pele fique mais seca e sensível.
Progesterona:
- Reduz a vasodilatação;
- Influencia o aumento da produção de sebo pelas glândulas sebáceas.
E a nível de ciclo menstrual, que alterações há e que influência terá na sua pele?
Semana 1: Fase Menstrual (3 a 7 dias)
- Tanto o estrogénio como a progesterona estão baixas, e daí a menstruação;
- Há produção de um outro composto – a prostaglandina;
- Como o estrogénio e a progesteronas estão em baixas concentrações, a pele fica mais seca do que é habitual e aquelas pequenas manchas vermelhas que poderão aparecer, são causadas pela prostaglandina, que é um precursor de inflamação.
- Cosméticos recomendados: utilize produtos que tem propriedades anti-inflamatórias, como: chá verde e camomila. Para dar mais brilho, utilize produtos que são hidratantes (ácido hialurónico e vitamina E) e que dão vitalidade (esfoliação leve, ácido kójico, vitamina C, enzimas de frutas).
- Tratamentos estéticos: neste período não é recomendado fazer tratamentos injetáveis ou laser, pois nesta fase, você tem menos tolerância a dor. Se for fazer algum tratamento faça algo relaxante,
Semana 2: Fase Folicular (7 a 10 dias)
- Nesta fase, o ovário estimula a produção de estrogénio;
- O aumento desta hormona vai influenciar o aumento da circulação sanguínea, que levará a melhor absorção de nutrientes e a pele começa a ver melhorias.
- Cosméticos recomendados: esta fase é a preparação para a sua pele chegar no seu melhor (fase ovulatória). Se a sua pele estiver seca e baça use produtos que são hidratantes (ácido hialurónico e vitamina E) e produtos que dão vitalidade (nesta semana pode usar ingredientes mais intensos como vitamina A, ácido glicólico e ácido lático.)
- Tratamentos estéticos: É uma boa altura para fazer peelings, laser, mesoterapia ou skinbooster
Semana 3: Fase Ovulatória (3 a 4 dias)
- Existe um pico na concentração de estrogénio durante esta fase e a testosterona também aumenta;
- É aqui que a sua pele vai ficar melhor: mais hidratada, as glândulas sebáceas reduzem a produção de sebo, os poros estão mais pequenos e há uma maior produção de colagénio.
- Cosméticos recomendados: nesta fase a sua pele estará no seu melhor, então aproveite!
- Tratamentos estéticos: se a sua pele está viçosa, não há necessidade de fazer tratamentos.
Semana 4: Fase Luteínica (10 a 14 dias)
- Nesta fase, as hormonas começam a reduzir a sua concentração, mas a testosterona mantém os seus valores;
- A pele tem tendência a ficar mais oleosa, devido ao aumento da atividade das glândulas sebáceas, os poros aumentam e fica mais propensa ao aparecimento de borbulhas;
- Cosméticos recomendados: para maximizar os dias em que a sua pele esteve no seu melhor, nesta fase o mais indicado é controlar a oleosidade. Utilize produtos com ácido salicílico para controlar a oleosidade e ácido lático ou glicólico para renovar a pele.
- Tratamentos estéticos: esta é uma boa fase para fazer uma visita a sua esteticista para fazer uma facial anti-acne. É uma boa altura para fazer extrações e purificar os poros.
- Já a surgimento dos cravings por doces como uma maior irritabilidade, estão explicados pela redução da progesterona.
A nível alimentar, acredito que “sofra” mais na fase luteínica, a lutar contra os cravings! Será importante redobrar os cuidados com a alimentação de forma a que estes cravings não potenciem o aparecimento de borbulhas!
- Faça várias refeições ao longo do seu dia;
- É importante promover a saciedade com a ingestão de fontes de proteína;
- Optar por hidratos de carbono de absorção média a lenta, que para além de promover uma maior saciedade, influenciam de forma positiva a nível glicémico;
- O ómega-3 é sempre bem-vindo: privilegie o consumo de peixe-gordos.
Desta forma, fica a perceber como a sua pele é influenciada pelas suas hormonas! É importante também adequar os produtos e cuidados da sua pele à fase do seu ciclo em que está. Já pensou que este pode ser o segredo para uma pele perfeita?
Podemos ajudar-lhe na parte nutricional e controlo dos cravings, plano de suplementos personalizados e também a escolher os tratamentos estéticos mais indicados para si.
Se gostou, e pretende algum esclarecimento ou agendar uma consulta:
Contacte-nos para falarmos mais