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Como cumprir (mesmo) a sua resolução de praticar mais desporto em 2017

Existe uma grande probabilidade que uma das suas resoluções para 2017 é fazer atividade física. As motivações variam de pessoa para pessoa. Umas querem perder peso, outras querem ter mais energia e algumas precisam de uma forma de gerir o stress do dia a dia. Já se passou um mês. Você já deu o primeiro passo para cumprir a sua resolução?

Você sabia que muitos ginásios construíram o seu modelo de negócios baseado nas pessoas que não vão? São aquelas pessoas que fazem a matrícula no início de janeiro, frequentam as instalações por 1-2 meses e depois não aparecem mais. Ginásios geralmente tem mais membros do que eles podem realmente acomodar. Não deixe que isso aconteça esse ano.

O meu desafio para 2017 é correr uma meia maratona. Já dei o primeiro passo e inscrevi-me para a meia maratona de Lisboa que acontece em março. Agora já não há mais volta. Há 2 anos atrás a preparação era apenas física, mas esse ano resolvi fazer de uma forma diferente. Estou a utilizar 7 diretrizes para ajudar-me a alcançar o meu objetivo.

1- Visão/objetivo: conseguir terminar a corrida sentindo-me razoavelmente bem, ou em outras palavras, não terminar quase a morrer!

2- Motivação: perceber porque eu quero correr uma meia maratona. Esta é fácil! Porque quando eu termino a sensação é muito boa, porque eu gosto de sentir a agilidade do meu corpo, porque sinto que estou a cuidar da minha saúde física e mental, porque gosto de como a minha mente entra em um estado meditativo após os primeiros 10kms e também penso no prato de massa e no copo de vinho que vou desfrutar após a corrida e que vão saber tão bem! Comer após um grande esforço físico é uma experiência extremamente prazerosa.

3- Estratégia: o que tenho que fazer para conseguir terminar essa corrida? Tenho que treinar pelo menos 3 vezes por semana e fazer exercícios para ganhar um pouco de massa muscular.

4- Recursos: Tenho tudo que preciso para fazer essa corrida? Ténis adequados, mochila de hidratação? Check!

5- Capacidade: sei o que implica correr 21km? Sei o que eu tenho de fazer caso fique muito cansada ou caso venha a ter alguma lesão durante a corrida? Conheço o percurso? Estou ciente de onde tenho que abrandar e onde posso correr mais rápido?

6- Apoio: tive um professor que falou que para atingir coisas extraordinárias na vida sempre precisamos de apoio. Eu concordo completamente! Ter apoio é muito importante, especialmente naquelas horas que você sente-se desmotivado. No meu caso, meu pai fica tão animado quanto eu, quando eu digo-lhe que vou participar de uma corrida. Isso é importante porque nos dias que sinto-me desanimada ou cansada, ele está lá para me dar um “empurrãozinho”. Também tenho uma amiga que partilha o mesmo objetivo. Unimos o útil ao agradável: treinamos juntas uma vez por semana e aproveitamos para colocar a conversa em dia. Um treino a 2 é sempre mais divertido 🙂

7- Alinhamento: o meu comportamento está alinhado ao meu objetivo? Estou  a treinar 3x por semana? Estou a realizar todas as tarefas necessárias para atingir o meu objetivo?

Esses 7 pontos podem ser utilizados para traçar objetivos em qualquer área das nossas vidas. Semanalmente vou postar na minha página do Facebook evidências de que estou fazer todas as minhas “tarefas”.

Vamos fazer de 2017, um ano em que cumprimos a nossa resolução de sermos mais saudáveis!

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