Entrega grátis em Portugal para compras superiores a 40€

 - 
English
 - 
en
French
 - 
fr
German
 - 
de
Italian
 - 
it
Portuguese
 - 
pt
Russian
 - 
ru
Spanish
 - 
es
0
  • No products in the cart.
 

Tratamento para Diabetes Tipo 2

Cuida da Sua Saúde. Marque a sua consulta.

É possível reverter a diabetes tipo 2?

Muitas pessoas, profissionais de saúde ou não, acreditam que a diabetes tipo 2 é uma doença crónica e progressiva. Mas tal não precisa ser necessariamente verdade, uma vez que a diabetes tipo 2 é quase sempre reversível.

Esta é uma ótima notícia para os quase um milhão de diabéticos e pré-diabéticos em Portugal. A diabetes atinge 13,1% da população portuguesa, e desse valor, 90-95% correspondem a diabetes tipo 2.

Contudo, é importante saber que SÃO mudanças na dieta e no estilo de vida podem reverter a doença, NÃO os medicamentos. Os medicamentos estabilizam os níveis de açúcar no sangue, mas não curam a diabetes.

Sendo então por isso, que muitas pessoas acreditam que a diabetes tipo 2 é uma doença crónica e progressiva. Não adianta apenas prescrever medicação para uma doença que tem como causa a má alimentação. É necessário fazer um tratamento que leve em consideração esse fator.

Como a nutrição atua no tratamento da diabetes tipo 2?

Partindo do princípio que a diabetes tipo 2 nada mais é do que um excesso de açúcar no corpo, então o tratamento consiste em livrar-se desse excesso. Existem duas formas de fazer isso:

  • Não colocar mais açúcar no corpo. O primeiro passo é eliminar alimentos ricos em açúcar e amido refinados da alimentação.
    • O açúcar não tem valor nutricional e, portanto, pode ser eliminado;
    • Os amidos são simplesmente cadeias longas de açúcares. Alimentos com amidos refinados, como a farinha ou arroz branco, são rapidamente metabolizados e absorvidos causando um aumento nos níveis de açúcar no sangue.
  • Queimar o excesso de açúcar que está no corpo. Ou, por outras palavras: emagrecer

O tratamento consiste nisso. Isso é tudo o que precisamos fazer. E estamos disponíveis para o ajudar em todas as etapas do processo, delineando uma dieta específica para si, com acompanhamento individualizado.

E se eu já tomo medicação?

Mesmo que esteja a tomar medicação pode realizar este tratamento. É, no entanto, aconselhável que informe o seu médico, caso seja necessário fazer ajustes na dosagem da sua medicação.

Nota: Tenha atenção que nunca deve parar ou ajustar a dosagem da medicação sem autorização médica, especialmente se for insulina. O tratamento mais eficaz é aquele que integra todas as modalidades.

Para saber se o tratamento está a ter resultados positivos é importante estar atento aos sintomas, monitorizar os níveis de glicose em casa, testar a HgbA1c e alcançar ao peso ideal.

O objetivo do tratamento é restabelecer os níveis de glicemia e prevenir possíveis complicações que a diabetes pode ter noutros órgãos, como nos olhos, nos rins, nos nervos e no revestimento endotelial. Estes órgãos não necessitam de insulina para absorver glicose, ao contrário do fígado, músculos e células de gordura. Assim, quando os níveis de açúcar estão elevados, a glicose entra nas células destes órgãos e causa danos significativos. Sendo por isso, nestes órgãos do corpo onde se manifestam as maiores complicações da diabetes.

O passo a passo do tratamento

Na nossa clínica acreditamos que uma dieta adequada e um estilo de vida saudável são fundamentais para restabelecer os níveis de glicemia no organismo, e deste modo prevenir eventuais complicações da diabetes.

Assim, para realizar o tratamento para diabetes tipo 2, deve:

  1. Marque a sua consulta;
  2. No dia da consulta:
    • é aconselhável que traga as últimas análises de sangue (caso seja necessário será requerido análises adicionais);
    • analisaremos detalhadamente todos os aspectos da sua saúde, estilo de vida e alimentação.
  3. O plano de tratamento é geralmente realizado com consultas de 4 em 4 semanas, sendo que se a evolução for positiva, estas ficam mais espaçadas.
dieta | Tratamento para Diabetes Tipo 2

Agende hoje a sua consulta

Perguntas Frequentes

Como funciona o acompanhamento?

No início do tratamento as consultas presenciais, são, geralmente de 4 em 4 semanas. Não é aconselhável espaçar muito mais do que isso.

É oferecido apoio para dúvidas que possam surgir após as consultas via Whatsapp ou e-mail. Gostamos de acompanhar os nossos pacientes de perto, principalmente no início do tratamento. Dessa forma, os resultados são melhores.

Em que consiste uma primeira consulta?

O objetivo da primeira consulta é entender a condição atual de saúde do doente, com o máximo de detalhes possível, nomeadamente a nível de:

  • análise de todo o histórico familiar, alimentar, atividade física, saúde mental e do peso;
  • análise de sinais e sintomas e histórico de exames laboratoriais;
  • antropometria: peso, medidas e percentual de gordura;
  • estabelecimento de metas (plano de ação);
  • em alguns casos, poderá ser necessário requisitar exames adicionais (a trazer para a segunda consulta);
  • prescrição de suplementação, quando necessário.
A consulta para o tratamento da diabetes tipo 2 é adaptada às minhas necessidades?

Todos os nossos tratamentos estão profundamente focados no atendimento individualizado, este não é excepção. O tratamento para diabetes tipo 2, como está indicado na pergunta anterior, é prescrito em função da condição actual de saúde do doente.

Não existem duas prescrições iguais, cada pessoa é única e o seu estado de saúde atual é a soma total das suas experiências.

Os resultados do tratamento variam dependendo do indivíduo e do problema a ser tratado. Em alguns casos é possível obter resultados rápidos, enquanto que noutros pode levar vários meses, ou mais. Como regra geral, quanto mais tempo estiver com o problema de saúde, mais tempo necessitará de tratamento.

Clientes Satisfeitos

Depois de ter o meu segundo filho, e de maus hábitos alimentares, ganhei muito peso. Com o acompanhamento que tive na Clínica consegui perder 7 quilos e agora sinto-me muito bem! Obrigado a todos.

Fátima (38 Anos)

Lisboa

Sempre tive muitas dificuldades em dormir, tentei muitas terapias mas só com a ajuda da Dra Michelle é que descobri o que é uma boa noite de sono. Sou hoje uma pessoa diferente e com muito mais energia.

Carla (45 Anos)

Algés

Agende hoje a sua consulta

×