Os 3 principais cuidados a ter ao tornar-se vegetariano!
Muitos são os motivos que o levaram a reduzir ou mesmo excluir os produtos de origem animal do seu dia-a-dia e acredite, há um mundo de novas descobertas pela sua frente!
Mas, como pode imaginar, ao excluir esses alimentos, é necessário substituir e de forma correta, por outros. E é aqui que há mais dúvidas. Como o fazer?
Até poderá ser um tema interessante para um outro post… Se concordar, deixe o seu comentário! 😉
Agora vamos abordar é os 3 principais cuidados a ter nesta passagem:
Dica #1
- Faça-a de forma estruturada: perceba primeiro quais os alimentos que quer excluir do seu dia-a-dia;
- Se lhe faz sentido tirar todos (carne, peixe, ovos, laticínios, mel) ou apenas alguns;
- Será importante para avaliar mais tarde se haverá algum nutriente em falta e se terá necessidade de fazer suplementação ou apenas equilibrar o seu dia alimentar.
Dica #2
- Evite comer regularmente alimentos mais processados como é o caso dos hambúrgueres, salsichas ou outros preparados que encontra com facilidade nas lojas. São opções menos saudáveis e deve evitar;
- Comece por algo mais simples, como as leguminosas ou mesmo o tofu. Ambos são alternativas vegetais de fontes de proteína e seguem alguns exemplos: edamame, feijão preto, grão-de-bico, feijão azuki, ervilhas, lentilhas, favas, feijão preto, amendoins, tremoços (todas elas são leguminosas);
- Para o sabor, explore as especiarias e ervas aromáticas. Vai ver, não se vai arrepender!
Dica #3
- Sente que aumentou muito mais o consumo hidratos de carbono? Tenho uma boa notícia para si: há inúmeras alternativas por onde escolher;
- Uma sugestão para o seu prato principal: tofu grelhado acompanhado com quinoa e legumes variados, sendo o azeite a gordura de eleição. Os legumes em maior quantidade, o tofu em segundo e por último, a quinoa. O azeite será utilizado sempre com moderação, 1 colher de sopa para o total da refeição. É uma refeição nutritiva e não tem um grande teor em hidratos de carbono. Quer saber mesmo as quantidades?
Prato principal:
– 150g de espinafres,
– 140g de tofu,
– 80g de quinoa e
– 1 c. sobremesa de azeite:Informação nutricional:
– 294 Calorias
– 19g de Hidratos de Carbono
– 20g de Proteína
– 14g de Gordura - E para snacks? Os tremoços, as oleaginosas e o pudim de chia são algumas sugestões.
100g de Tremoços: 124 calorias, 7g de hidratos e 16g de proteína. - Saber como preparar a sua refeição de Almoço e Jantar e ter snacks variados fará a diferença!
Estes são os principais cuidados que deverá ter numa primeira fase de transição e é normal que as dúvidas lhe surjam!
Marque a sua Consulta de Nutrição e tenha todo o apoio necessário nesta sua nova fase!
Artigo publicado pela Nutricionista Ana Santos.