Entrega grátis em Portugal para compras superiores a 40€

0
  • No products in the cart.
 

Tratamento para endometriose

Uma solução a longo prazo para a sua saúde. Agende hoje a sua consulta.

Endometriose

O endométrio é uma das camadas que constitui o útero e corresponde ao seu revestimento interno. Durante o ciclo menstrual, o endométrio é regenerado ciclicamente através de um processo de descamação e regeneração.

Assim, a endometriose é a designação dada quando as células que constituem o endométrio se encontram fora da sua localização normal. Podendo, por vezes ser encontrado noutros locais do corpo, como por exemplo nas trompas de falópio ou ovários. Às vezes, o tecido endometrial pode ser encontrado em locais mais distantes, como intestinos, pulmões ou articulações.

Durante um ciclo menstrual normal, as alterações hormonais fazem com que o tecido endometrial se desprenda e seja eliminado, na forma de fluxo menstrual, através da vagina. Na endometriose o endométrio ectópico também descama nos diferentes locais onde se encontra, comportando-se como se estivesse dentro do útero. Uma vez que é também afetado pelas mesmas alterações hormonais. Assim, tecido endometrial começa a desprender-se e a sangrar, mas não tem com sair do corpo. O que leva à irritação, inflamação, e dor, à medida em que o sistema imunológico lida com este tecido ectópico.

A prevalência da endometriose é de cerca de 10% da população em idade reprodutiva. Nas mulheres com infertilidade, essa prevalência aumenta para cerca de 25 a 45%.

Causas

A origem da endometriose ainda não é plenamente conhecida, mas existem várias teorias:

  • Alguns cientistas sugerem que o tecido endometrial migra para trás através das trompas de falópio, fenómeno normal em muitas mulheres. Segundo esta teoria, a menstruação retrógrada pode facilitar a implantação de tecido do endométrio na cavidade pélvica, ou permitir que viaje através do sangue e da linfa para locais mais distantes no corpo;
  • Outros cientistas sugerem que as células-tronco que revestem outras cavidades ou órgãos do corpo se transformam em células endometriais. Tal acontecerá, provavelmente, sob a influência de certas hormonas ou toxinas.

Em ambas as situações, deverá existir um desequilíbrio do sistema imunológico, que impede o reconhecimento do tecido deslocado ou de o remover efetivamente.

Tratamento para endometriose

Sintomas

A endometriose provoca o aparecimento de sintomas, sendo que em 80% dos casos a dor é a principal manifestação da doença. Em 20% dos casos, a endometriose associa-se a infertilidade podendo também ser, embora mais raramente, assintomática.

Salientamos, no entanto, outros sintomas, tais como:

  • Menstruação dolorosa;
  • Fluxo intenso;
  • Dor durante o sexo;
  • Inchaç;
  • Dor na região lomba;
  • Alterações intestinais;
  • Infertilidade.

Tratamento para endometriose

Na maioria dos casos, o tratamento padrão para endometriose são os analgésicos e hormonas. Normalmente, a pílula anticoncepcional é recomendada, pois pode tornar o ciclo menstrual mais leve e menos doloroso.

A medicina/nutrição funcional tem uma visão mais holística da endometriose. Em que, o protocolo consiste, geralmente em:

  • Equilibrar os níveis hormonais e garantir o bom funcionamento das vias de desintoxicação hormonal;
  • Fortalecer o sistema imunológico;
  • Trabalhar a saúde intestinal para garantir uma microflora equilibrada, pois isso influencia diretamente o sistema imunológico;
  • Remover qualquer alimento que possa estar a contribuir para a inflamação e reduzir a vigilância imunológica;
  • Avaliar quaisquer exposições ambientais que possam estar a contribuir o para a endometriose;
  • Elaboração uma dieta anti-inflamatória e protocolo de suplementos.

Agende hoje a sua consulta

Perguntas Frequentes

Em que consiste uma primeira consulta?

O objetivo da primeira consulta é entender a condição atual de saúde do doente, com o máximo de detalhes possível:

  • análise de todo o histórico familiar, alimentar, atividade física, saúde mental e do peso;
  • análise de sinais e sintomas e histórico de exames laboratoriais;
  • antropometria: peso, medidas e percentual de gordura;
  • estabelecimento de metas (plano de ação);
  • em alguns casos, poderá ser necessário requisitar exames adicionais (a trazer para a segunda consulta);
  • prescrição de suplementação, quando necessário.

A primeira consulta tem a duração de aproximadamente uma hora.

A consulta para o tratamento para endometriose é adaptada às minhas necessidades?

Todos os nossos tratamentos estão profundamente focados no atendimento individualizado, este não é excepção. O tratamento para endometriose, como está indicado na pergunta anterior, é prescrito em função da condição actual de saúde do doente.

Não existem duas prescrições iguais, cada pessoa é única e seu estado de saúde atual é a soma total das suas experiências.

Os resultados do tratamento variam em função do indivíduo, assim como do problema a ser tratado. Em alguns casos é possível obter resultados rápidos, enquanto que noutros, pode levar vários meses ou mais. Como regra geral, quanto mais tempo estiver com o problema de saúde, mais tempo necessitará do tratamento.

Como funciona o acompanhamento?

No início do tratamento as consultas presenciais, são, geralmente de 4 em 4 semanas. Não é aconselhável espaçar muito mais do que isso.

É oferecido apoio para dúvidas que possam surgir após as consultas via Whatsapp ou e-mail. Gostamos de acompanhar os nossos pacientes de perto, principalmente no início do tratamento. Dessa forma, os resultados são melhores.

womens-health
Rede_Vida
forever_young
SVBlog

Outros tratamentos de saúde

Saiba mais sobre cada um deles

Clientes Satisfeitos

Depois de ter o meu segundo filho, e de maus hábitos alimentares, ganhei muito peso. Com o acompanhamento que tive na Clínica consegui perder 7 quilos e agora sinto-me muito bem! Obrigado a todos.

Fátima (38 Anos)

Lisboa

Sempre tive muitas dificuldades em dormir, tentei muitas terapias mas só com a ajuda da Dra Michelle é que descobri o que é uma boa noite de sono. Sou hoje uma pessoa diferente e com muito mais energia.

Carla (45 Anos)

Algés

Agende hoje a sua consulta

×