Entrega grátis em Portugal para compras superiores a 40€

 - 
English
 - 
en
French
 - 
fr
German
 - 
de
Italian
 - 
it
Portuguese
 - 
pt
Russian
 - 
ru
Spanish
 - 
es
0
  • No products in the cart.
 

Tratamento da Depressão

Uma solução a longo prazo para a saúde. Agende hoje a sua consulta

Depressão

A depressão é um dos maiores desafios, em termos de saúde mental, da atualidade, sendo Portugal um dos três países europeus com maior índice de depressão. 

Na maior parte das vezes, a forma convencional de tratar esse tipo de problema é medicar e, em alguns casos, complementar com psicoterapia.

A medicina funcional não analisa apenas os sintomas, mas procura encontrar a causa subjacente de um problema de saúde. Trata-se de abordar cada indivíduo como único e definir um plano de tratamento que atenda às suas necessidades com base em uma investigação minuciosa e que aborde a causa da sua doença. Ao escolher tratar este problema através da abordagem da medicina funcional, poderá vir a ter efeitos mais benéficos e duradouros. 

Tratamento convencional da depressão

A abordagem médica padrão para combater a depressão é tratar os sintomas. Se o paciente está sofrendo de depressão, o médico poderá prescrever medicamentos para dar-lhe alívio e melhorar o seu bem-estar emocional e mental.

A depressão é vista como uma função biológica e a abordagem predominante é que há um desequilíbrio químico no cérebro que pode ser tratada com medicamentos.

Muitas vezes, esses medicamentos não funcionam como esperado e podem apresentar efeitos colaterais como perda de libido, náusea e obstipação.

A medicina funcional no tratamento da depressão

A medicina funcional adota uma abordagem holística nos cuidados de saúde e procura a causa de um problema de saúde, em vez de simplesmente tratar os sintomas.

Parte do ponto de partida de que somos biologicamente únicos e que os nossos corpos podem curar e prevenir doenças se tiverem chance. As causas da depressão variam muito de pessoa para pessoa. O papel da medicina funcional é se aprofundar em todos os aspectos do histórico de saúde do indivíduo e familiar, ambiente, hábitos nutricionais, assim como outros fatores de estilo de vida,  para entender o que está acontecendo e assim, encontrar o método de tratamento mais apropriado.

Possíveis causas da depressão

A teoria do desequilíbrio químico pode funcionar para alguns pacientes, mas para muitos, a causa da depressão está nos problemas de saúde subjacentes.

Investigar esses problemas e abordá-los diretamente pode ajudar a fornecer uma solução mais permanente que a medicação pode não fornecer. Algumas das causas podem ser:

  • Fatores ambientais
  • Genética
  • Estresse crônico
  • Desregulação do açúcar no sangue e obesidade
  • Infecção
  • Intestino permeável e disbiose
  • Solidão e/ou trauma
  • Estilo de vida sedentário
  • Privação do sono e exposição à luz artificial
Tratamento para a depressão | obtenha saúde e felicidade

Agende hoje a sua consulta

Perguntas Frequentes

Em que consiste uma primeira consulta?

O objetivo da primeira consulta e em particular no que respeita ao tratamento da depressão, é entender a condição atual de saúde, com o máximo de detalhes possível.

Nesta primeira consulta será discutido o histórico de saúde, e irá realizar-se uma avaliação física, caso seja necessário. Em alguns casos, será requisitado exames adicionais para trazer na consulta seguinte. Também o tratamento inicial e desenvolvimento do plano de tratamento serão discutidos nesta sessão.

A primeira consulta tem a duração de cerca de uma hora.

A consulta é adaptada às minhas necessidades?

O tratamento funcional está profundamente focado no atendimento individualizado. Não existem duas prescrições iguais, cada pessoa é única e o seu estado de saúde atual é a soma total das suas experiências.

Os resultados do tratamento variam dependendo do indivíduo e do problema a ser tratado. Em alguns casos é possível obter resultados rápidos, enquanto que noutros pode levar vários meses, ou mais. Como regra geral, quanto mais tempo estiver com o problema de saúde, mais tempo necessitará de tratamento.

Outros tratamentos de saúde

Saiba mais sobre cada um deles

Clientes Satisfeitos

Depois de ter o meu segundo filho, e de maus hábitos alimentares, ganhei muito peso. Com o acompanhamento que tive na Clínica consegui perder 7 quilos e agora sinto-me muito bem! Obrigado a todos.

Fátima (38 Anos)

Lisboa

Sempre tive muitas dificuldades em dormir, tentei muitas terapias mas só com a ajuda da Dra Michelle é que descobri o que é uma boa noite de sono. Sou hoje uma pessoa diferente e com muito mais energia.

Carla (45 Anos)

Algés

Agende hoje a sua consulta

×