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Tratamento da Insónia

Uma solução a longo prazo para a saúde. Agende hoje a sua consulta

Insónia

Olhar para o teto às 2:30, incapaz de dormir, está na lista dos passatempos menos favoritos das pessoas. A insónia é o distúrbio do sono mais frequente nos adultos e associa-se a importantes consequências, como o aumento da mortalidade causada por doenças cardiovasculares, distúrbios psiquiátricos, acidentes e o absentismo laboral.

A insónia define-se como uma experiência subjectiva de sono inadequado ou de qualidade limitada, com prejuízo para o funcionamento social, ocupacional e de outras actividades diurnas, mesmo que existam condições adequadas para dormir. Pode, também, ser definida como uma dificuldade em iniciar o sono (insónia inicial), dificuldade em manter o sono (insónia intermédia), acordar muito cedo (insónia terminal) ou, embora com menor frequência, por uma queixa de sono não restaurador ou de má qualidade.

A insónia pode afetar qualquer pessoa, e em qualquer idade. Ter dificuldades em adormecer ou manter o sono, para depois acordar cansada e ter que enfrentar um dia todo pela frente é a realidade de muitas pessoas. Pesquisas mostram que adultos que dormem menos de sete horas por noite (seja apenas por uma noite ou ao longo de vários dias, semanas ou meses) sofrem consequências durante o dia, tais como irritabilidade, fadiga e má memória.

A privação de sono não prejudica apenas o trabalho, relacionamentos e bem-estar, mas aumenta o risco de desenvolver doenças a longo prazo. Se sofre deste problema, ou conhece alguém que está a passar pelo mesmo, é importante que procure ajuda.

Fatores que afetam negativamente o sono

O sono não é um luxo, é uma necessidade, portanto, reduzir ou evitar fatores que possam afetar negativamente o sono, pode ser a chave para conseguir o descanso que você precisa.

Assim:

  • Reduza ou elimine estimulantes, ou seja, cafeína e açúcar;
  • Vá para a cama todas as noites à mesma hora;
  • Crie um ambiente de dormir escuro;
  • Invista num bom colchão e em roupas de cama confortáveis;
  • Limite o consumo de álcool;
  • Pratique exercícios de relaxamento ou leia um livro na cama;
  • Reduza o tempo que fica diante de um ecrã, pelo menos uma hora antes de dormir – quer seja, telefones, tablets, computadores ou TV;
  • À noite, utilizar um aplicativo que inverta a luminosidade do ecrã, para criar fundos pretos com texto branco;
  • Encontre um aplicativo de meditação para ajudá-lo a relaxar;
  • Faça exercício físico regularmente; e
  • Bons sonhos…

Uma noite de sono repousante e restauradora prepara-o para o dia que tem à frente. Um naturopata pode ajudar a identificar as causas da insónia, e escolher o melhor medicamento natural para o ajudar a superar as noites sem dormir.

Plantas medicinais para a ajudar a dormir

A falta de sono não tem de ser uma realidade na sua vida. Existem medicamentos naturais que o  podem ajudar a promover uma boa noite de sono, sem deixar que se sinta grogue:

  • Passiflora: os extractos desta planta são ricos em flavonóides e têm sido tradicionalmente usados para tratar insónia e problemas nervosos.
  • Piscidia erythrina: tradicionalmente usada na América do Sul e na América Central para a dor, ansiedade e tensão nervosa. Esta erva ajuda a relaxar, reduzindo qualquer dor que possa perturbar o sono.
  • Ziziphus: tem uma longa história de uso para tratar a insónia na Medicina Tradicional Chinesa; dizem que esta planta “nutri o coração e acalma o espírito“. Ziziphus é amplamente utilizada para a insónia causada por nervosismo, tensão ou ansiedade.
  • Lavandula: ajuda a melhorar a qualidade e duração do sono sem causar efeitos sedativos indesejáveis. É uma erva particularmente benéfica para aqueles que ficam acordados devido a preocupações.

Naturopatia

Consulte um naturopata para saber quais plantas medicinais podem ajudar você a obter um boa noite de sono.

O magnésio é valioso para inúmeras funções no corpo, incluindo apoiar o sistema nervoso para que este seja menos afetados pelo stress e relaxa os músculos doloridos e tensos que possam perturbar seu sono. Os níveis de magnésio numa pessoa que sofra de insónia podem ser baixos, de modo que tratar esta insuficiência pode ajudar a melhorar o sono.

O terapeuta pode recomendar um suplemento de alta qualidade, de forma a ajudá-lo a restabelecer um ciclo de sono saudável.

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Saiba mais sobre cada um deles

Michelle Bond

Membro da Câmara Nacional dos Naturologistas e Especialistas das Terapêuticas não Convencionais, inscrita sob o número 330.

Graduada em Naturopatia, Nutrição, Fitoterapia e Homeopatia pela Australasian College of Natural Therapies em Sydney, Austrália (2006 a 2009).

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Perguntas Frequentes

Em que consiste uma primeira consulta de naturopatia?

O objetivo da primeira consulta de naturopatia, e em particular no que respeita ao tratamento da depressão, é entender a condição atual de saúde, com o máximo de detalhes possível.

Nesta primeira consulta será discutido o histórico de saúde, e irá realizar-se uma avaliação física, caso seja necessário. Em alguns casos, será requisitado exames adicionais para trazer na consulta seguinte. Também o tratamento inicial e desenvolvimento do plano de tratamento serão discutidos nesta sessão.

A primeira consulta tem a duração de cerca de uma hora.

A consulta de naturopatia é adaptada às minhas necessidades?

O tratamento naturopático está profundamente focado no atendimento individualizado. Não existem duas prescrições iguais, cada pessoa é única e o seu estado de saúde atual é a soma total das suas experiências.

Os resultados do tratamento variam dependendo do indivíduo e do problema a ser tratado. Em alguns casos é possível obter resultados rápidos, enquanto que noutros pode levar vários meses, ou mais. Como regra geral, quanto mais tempo estiver com o problema de saúde, mais tempo necessitará de tratamento.

Qual é preço da primeira consulta?

Os preços das consultas são:

  • 1ª consulta: 75€
  • Seguintes 55€

Pacotes:

  • 3 consultas: 169€
  • 5 consultas: 259€
Como funciona o acompanhamento?

No início do tratamento as consultas presenciais são, geralmente, de 4 em 4 semanas. Não é aconselhável espaçar muito mais do que isso.

Ofereço apoio para dúvidas que possam surgir após as consultas via Whatsapp ou e-mail. Gosto de acompanhar meus pacientes de perto, principalmente no início do tratamento. Desta forma os resultados são melhores.

Clientes Satisfeitos

Depois de ter o meu segundo filho, e de maus hábitos alimentares, ganhei muito peso. Com o acompanhamento que tive na Clínica consegui perder 7 quilos e agora sinto-me muito bem! Obrigado a todos.

Fátima (38 Anos)

Lisboa

Sempre tive muitas dificuldades em dormir, tentei muitas terapias mas só com a ajuda da Dra Michelle é que descobri o que é uma boa noite de sono. Sou hoje uma pessoa diferente e com muito mais energia.

Carla (45 Anos)

Algés

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