Tratamento da Insónia

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Insónia

Olhar para o teto às 2:30, incapaz de dormir, está na lista dos passatempos menos favoritos das pessoas. A insónia é o distúrbio do sono mais frequente nos adultos e associa-se a importantes consequências, como o aumento da mortalidade causada por doenças cardiovasculares, distúrbios psiquiátricos, acidentes e o absentismo laboral.

A insónia define-se como uma experiência subjectiva de sono inadequado ou de qualidade limitada, com prejuízo para o funcionamento social, ocupacional e de outras actividades diurnas, mesmo que existam condições adequadas para dormir. Pode, também, ser definida como uma dificuldade em iniciar o sono (insónia inicial), dificuldade em manter o sono (insónia intermédia), acordar muito cedo (insónia terminal) ou, embora com menor frequência, por uma queixa de sono não restaurador ou de má qualidade.

A insónia pode afetar qualquer pessoa, e em qualquer idade. Ter dificuldades em adormecer ou manter o sono, para depois acordar cansada e ter que enfrentar um dia todo pela frente é a realidade de muitas pessoas. Pesquisas mostram que adultos que dormem menos de sete horas por noite (seja apenas por uma noite ou ao longo de vários dias, semanas ou meses) sofrem consequências durante o dia, tais como irritabilidade, fadiga e má memória.

A privação de sono não prejudica apenas o trabalho, relacionamentos e bem-estar, mas aumenta o risco de desenvolver doenças a longo prazo. Se sofre deste problema, ou conhece alguém que está a passar pelo mesmo, é importante que procure ajuda.

Fatores que afetam negativamente o sono

O sono não é um luxo, é uma necessidade, portanto, reduzir ou evitar fatores que possam afetar negativamente o sono, pode ser a chave para conseguir o descanso que você precisa.

Assim:

  • Reduza ou elimine estimulantes, ou seja, cafeína e açúcar;
  • Vá para a cama todas as noites à mesma hora;
  • Crie um ambiente de dormir escuro;
  • Invista num bom colchão e em roupas de cama confortáveis;
  • Limite o consumo de álcool;
  • Pratique exercícios de relaxamento ou leia um livro na cama;
  • Reduza o tempo que fica diante de um ecrã, pelo menos uma hora antes de dormir – quer seja, telefones, tablets, computadores ou TV;
  • À noite, utilizar um aplicativo que inverta a luminosidade do ecrã, para criar fundos pretos com texto branco;
  • Encontre um aplicativo de meditação para ajudá-lo a relaxar;
  • Faça exercício físico regularmente; e
  • Bons sonhos…

Uma noite de sono repousante e restauradora prepara-o para o dia que tem à frente. Um naturopata pode ajudar a identificar as causas da insónia, e escolher o melhor medicamento natural para o ajudar a superar as noites sem dormir.

Plantas medicinais para a ajudar a dormir

A falta de sono não tem de ser uma realidade na sua vida. Existem medicamentos naturais que o  podem ajudar a promover uma boa noite de sono, sem deixar que se sinta grogue:

  • Passiflora: os extractos desta planta são ricos em flavonóides e têm sido tradicionalmente usados para tratar insónia e problemas nervosos.
  • Piscidia erythrina: tradicionalmente usada na América do Sul e na América Central para a dor, ansiedade e tensão nervosa. Esta erva ajuda a relaxar, reduzindo qualquer dor que possa perturbar o sono.
  • Ziziphus: tem uma longa história de uso para tratar a insónia na Medicina Tradicional Chinesa; dizem que esta planta “nutri o coração e acalma o espírito“. Ziziphus é amplamente utilizada para a insónia causada por nervosismo, tensão ou ansiedade.
  • Lavandula: ajuda a melhorar a qualidade e duração do sono sem causar efeitos sedativos indesejáveis. É uma erva particularmente benéfica para aqueles que ficam acordados devido a preocupações.

Nutrição Funcional

Consulte um nutricionista funcional para saber quais plantas medicinais podem ajudar você a obter um boa noite de sono.

O magnésio é valioso para inúmeras funções no corpo, incluindo apoiar o sistema nervoso para que este seja menos afetados pelo stress e relaxa os músculos doloridos e tensos que possam perturbar seu sono. Os níveis de magnésio numa pessoa que sofra de insónia podem ser baixos, de modo que tratar esta insuficiência pode ajudar a melhorar o sono.

O terapeuta pode recomendar um suplemento de alta qualidade, de forma a ajudá-lo a restabelecer um ciclo de sono saudável.

Tratamento da Insónia

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Perguntas Frequentes

Qual é preço da primeira consulta?

Os preços das consultas são:

  • 1ª consulta: 75€
  • Consultas seguintes: 55€

Pacotes de consultas de nutrição com exame:

    • 3 consultas: 159€
    • 5 consultas: 259€
Em que consiste uma primeira consulta?

O objetivo da primeira consulta é entender a condição atual de saúde do doente, com o máximo de detalhes possível, nomeadamente a nível de:

  • análise de todo o histórico familiar, alimentar, atividade física, saúde mental e do peso;
  • análise de sinais e sintomas e histórico de exames laboratoriais;
  • antropometria: peso, medidas e percentual de gordura;
  • estabelecimento de metas (plano de ação);
  • em alguns casos, poderá ser necessário requisitar exames adicionais (a trazer para a segunda consulta);
  • prescrição de suplementação, quando necessário.

A primeira consulta tem a duração de aproximadamente uma hora.

A consulta para o tratamento da insónia é adaptada às minhas necessidades?

Todos os nossos tratamentos estão profundamente focados no atendimento individualizado, este não é excepção. O tratamento da insónia, como está indicado na pergunta anterior, é prescrito em função da condição actual de saúde do doente.

Não existem duas prescrições iguais, cada pessoa é única e seu estado de saúde atual é a soma total das suas experiências.

Os resultados do tratamento variam em função do indivíduo, assim como do problema a ser tratado. Em alguns casos é possível obter resultados rápidos, enquanto que noutros, pode levar vários meses ou mais. Como regra geral, quanto mais tempo estiver com o problema de saúde, mais tempo necessitará do tratamento.

Como funciona o acompanhamento?

No início do tratamento as consultas presenciais, são, geralmente de 4 em 4 semanas. Não é aconselhável espaçar muito mais do que isso.

É oferecido apoio para dúvidas que possam surgir após as consultas via Whatsapp ou e-mail. Gostamos de acompanhar os nossos pacientes de perto, principalmente no início do tratamento. Dessa forma, os resultados são melhores.

ana santos

Dra. Ana Santos

Nutricionista licenciada pela Universidade Egas Moniz  desde 2011. Certificada em Functional Medicine pelo The Institute for Functional Medicine, Washington, EUA. Membro Efetivo da Ordem dos Nutricionistas n.º 1607N.

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