Tratamento para Alergias

Uma solução a longo prazo para a saúde. Agende hoje a sua consulta.

Alergias

As alergias são respostas exageradas do organismo após o contacto com determinados fatores ambientais. Ocorrem quando o sistema imunológico reage a substâncias, que são inofensivas para a maior parte das pessoas, tais como ácaros, poeira, pêlos de animais, pólen, picadas, fungos e alimentos.

Existem muitos outros  fatores de risco, para o aumento de doenças alérgicas, que podem estar relacionados com o estilo de vida das sociedades ocidentais – sedentarismo, alteração da dieta, obesidade, poluição dentro e fora dos edifícios, exposição a alergénios, consumo excessivo de medicamentos (com especial atenção para os antibióticos).

Uma intolerância é considerada uma reação  “química” a uma substância, geralmente comida, e não é possível detectar num teste de alergia tradicional.

As possíveis manifestações de uma reação alérgica ou intolerância são generalizadas, e também inespecíficas. Estão associadas a sintomas gastrointestinais, queixas na pele, problemas respiratórios, fadiga, dor de cabeça, enxaqueca, déficits cognitivos, distúrbios do desenvolvimento neurológico, ansiedade, depressão, dor nas articulações, dores musculares e distúrbios endócrinos. Independentemente da causa, seja ambiental ou induzida por alimentos, o impacto na qualidade de vida pode ser considerável.

Naturopatia no tratamento para alergias

Aumentar a tolerância aos fatores ambientais e alérgenos de origem alimentar é uma estratégia-chave quando diante da miríade de doenças respiratórias, cutâneas e eventos alérgicos / reativos digestivos que podem afetar indivíduos de todas as idades.

No tratamento convencional as abordagens concentram-se no alívio sintomático. Já o objetivo do tratamento para alergias através da naturopatia, baseia-se na redução de alergias e reatividade, e não é apenas ajudar no alívio dos sintomas, mas também focar em fortalecer processos subjacentes, como sistema imunológico, microbioma, digestão e aumentar a tolerância a alérgenos.

 

Naturopatia no tratamento para alergias

Programa de redução de alergias

O programa de redução de alergias é baseado nos princípios da Medicina Funcional, e é uma maneira abrangente e eficaz de reequilibrar o sistema imunológico e tratar a causa das alergias sazonais.

O programa 6R aborda todos os aspectos da disfunção imunológica relacionados a alergias sazonais.

Ao lado pode saber mais os 6R. Para já, saiba o que os R representam:

  1. Reduzir sintomas
  2. Remover a carga antigênica
  3. Reparar barreiras
  4. Restaurar o microbioma
  5. Replace
  6. Rebalance
Tratamento para alergias

Programa 6R

  1. Reduzir sintomas. Os medicamentos convencionais podem ser necessários, muitas vezes essenciais, no início do tratamento. Também podemos recomendar produtos naturais que podem ajudar a reduzir os sintomas.
  2. Remover a carga antigénica. Não caia na armadilha de pensar que quem sofre de alergias sazonais só tem problema com o pólen. Provavelmente, o problema pode ser outros antígenos ambientais e alimentos. Na nossa clínica investigamos o seu histórico de saúde, assim como o nível de exposição a toxinas.
  3. Reparar barreiras. A sensibilização alérgica requer barreiras hiperpermeabilizáveis. Mais comummente é a permeabilidade intestinal, mas tanto a pele como os pulmões, ou a mucosa nasal, são locais possíveis para sensibilização, em especial se estiverem danificados. Um bom protocolo de reparação de barreira é uma parte essencial de um programa de redução de alergia.
  4. Restaurar o microbioma. A disbiose faz parte da patogénese de doenças alérgicas e precisa ser tratada. Pode ser tão simples quanto alterar a dieta, realizar um teste completo das fezes e solucionar os desequilíbrios identificados. Probióticos / alimentos fermentados / alimentos prebióticos são todos importantes.
  5.  Replace (substituir). Inclui a correção de insuficiências de nutrientes com o objetivo de reduzir a inflamação e aumentar a tolerância. A digestão deve ser impecável para quem sofre de alergias, pois fragmentos maiores de proteínas podem tornar-se antigénicos.
  6. Rebalance. Pesquisas demonstram que uma resposta aumentada ao stress pode ser um fator agravante para doenças alérgicas. De fato, a própria adrenalina é um agonista dos mastócitos, e o alto cortisol é uma molécula prejudicial à barreira, como os esteróides exógenos. Parte do quotidiano do paciente que sofre de alergias, para ficar bem, deve incluir a adoção de algum tipo de autocuidado, seja da mente como do corpo.

Agende hoje a sua consulta

Perguntas Frequentes

Preços

Os preços das consultas do tratamento para alergias são:

  • 1ª consulta: 75€
  • Consultas seguintes: 55€
A consulta para o tratamento da alergia é adaptada às minhas necessidades?

O tratamento nutricional funcional está profundamente focado no atendimento individualizado, este – para alergias – não é excepção.

Não existem duas prescrições iguais, cada pessoa é única e o seu estado de saúde atual é a soma de todas as suas experiências.

Os resultados do tratamento variam dependendo do indivíduo, assim como do problema a ser tratado. Em alguns casos é possível obter resultados rápidos, enquanto que noutros, pode levar vários meses ou mais. Como regra geral, quanto mais tempo estiver com o problema de saúde, mais tempo necessitará de tratamento.

Como funciona o acompanhamento?

No início do tratamento as consultas presenciais, são, geralmente de 4 em 4 semanas. Não é aconselhável espaçar muito mais do que isso.

É oferecido apoio para dúvidas que possam surgir após as consultas via Whatsapp ou e-mail. Gostamos de acompanhar os nossos pacientes de perto, principalmente no início do tratamento. Dessa forma, os resultados são melhores.

ana santos

Dra. Ana Santos

Nutricionista licenciada pela Universidade Egas Moniz  desde 2011. Certificada em Functional Medicine pelo The Institute for Functional Medicine, Washington, EUA. Membro Efetivo da Ordem dos Nutricionistas n.º 1607N.

Saiba mais

Outros tratamentos de saúde

Saiba mais sobre cada um deles

Clientes Satisfeitos

Depois de ter o meu segundo filho, e de maus hábitos alimentares, ganhei muito peso. Com o acompanhamento que tive na Clínica consegui perder 7 quilos e agora sinto-me muito bem! Obrigado a todos.

Fátima (38 Anos)

Lisboa

Sempre tive muitas dificuldades em dormir, tentei muitas terapias mas só com a ajuda da Dra Michelle é que descobri o que é uma boa noite de sono. Sou hoje uma pessoa diferente e com muito mais energia.

Carla (45 Anos)

Algés

Agende hoje a sua consulta

×