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Jejum Intermitente

O que é o Jejum Intermitente?

O jejum intermitente é o intervalo de tempo em que não há ingestão alimentar. Pode encaixar em qualquer padrão alimentar, ou seja, não está associado a um tipo específico de dieta, mas sim, à janela de tempo em que são feitas as refeições. Eis alguns exemplos:

  • 8 horas: uma das formas mais fáceis, pois basta cumprir as oito horas de sono diárias. Nesse tempo, o corpo já fica naturalmente sem se alimentar, o que dá um descanso para o sistema digestivo e para o organismo como um todo;
  • 12 horas: neste tipo de jejum, acrescenta-se mais algumas horas sem comer antes de deitar, o que é bastante prudente pois o fato de comer poucas horas antes de dormir atrapalha o sono. Ao acordar, é possível ficar sem comer por até uma ou duas horas até cumprir as 12 horas;
  • 16 por 8: neste caso a pessoa fica 16 horas seguidas em jejum, tendo depois 8 horas de alimentação liberada (alimentação equilibrada e sem exageros);
  • 1 por 1: neste caso faz-se jejum dia sim, dia não. No dia sim, de jejum, ingere-se apenas uma refeição com 500 a 600 calorias. No dia não, come-se normalmente;
  • 5 por 2: aqui, há uma alimentação normal, mas sem exageros, por 5 dias e um semi-jejum (em que se consome refeições com 500 a 600 calorias) nos outros 2 dias;
  • 6 por 1: envolve fazer jejum completo por 1 dia, e comer normalmente nos outros 6 dias.

Contraindicações

As principais contraindicações para o jejum intermitente são as seguintes:

  • Gestantes;
  • Lactantes;
  • Jovens menores de 18 anos;
  • Idosos;
  • Diabéticos;
  • Alguns tipos de medicação;
  • Pacientes com baixo índice de massa corporal;
  • Alguns pacientes com histórico de distúrbios alimentares;
  • Síndrome dos ovários poliquísticos;
  • Hipotiroidismo;
  • Fadiga;
  • Stress crónico;
  • Menstruação irregular.
consulta de nutrição funcional

Benefícios

Vale a pena ressaltar que esse tipo de dieta só tem efeitos positivos se os alimentos consumidos durante as “janelas de alimentação” tiverem alto valor nutricional. De nada adianta fazer jejum, para depois comer junk food, doces e alimentos processados.

A nível de benefícios, o que se lê na literatura é o seguinte:

  • pode ser útil no emagrecimento;
  • estimula a capacidade do cérebro a adaptar-se a mudanças;
  • redução da inflamação: como o jejum intermitente é apenas um intervalo onde ocorre ingestão dos alimentos e não especifica o tipo de alimentação que é feita, a inflamação está sim relacionada com a qualidade dos alimentos em si e não apenas com o intervalo ou números de refeições feitas;
  • melhora a regeneração celular;
  • aumenta a longevidade.

Muitos dos benefícios associados ao jejum intermitente estão relacionados com a restrição energética e não com o jejum Intermitente propriamente dito, como é o caso da longevidade e regeneração celular.

O nosso diferencial

Na nossa clínica privilegiamos a cooperação, nada se faz sozinho, e promovemos uma experiência envolvente. Assim, durante a consulta de nutrição queremos que se sinta à vontade para discutir as preocupações que tem com a sua saúde para que depois, e em conjunto, elaborar um plano de tratamento sob medida, em que todos concordem e se comprometam a seguir.

Não existe um plano alimentar que seja adequado para todos os casos. A genética, estilo de vida, estado de saúde atual de cada indivíduo, assim como os objetivos de cada um, devem ser levados em consideração ao formular um plano, para que deste modo se alcance o sucesso a longo prazo.

Saiba mais sobre as consultas, valores e agendamentos na sessão de “perguntas frequentes” abaixo.

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Perguntas Frequentes

Preços

Consultas

  • 1ª consulta: 90€
  • Consultas seguintes: 60€
Como funciona o acompanhamento?

O acompanhamento é geralmente de 4 em 4 semanas.

Ofereço apoio para as dúvidas, que possam surgir após as consultas, via Whatsapp ou e-mail. Gosto de acompanhar os meus pacientes de perto, principalmente no início do tratamento. Pois, desta forma, os resultados são melhores.

Clientes Satisfeitos

Depois de ter o meu segundo filho, e de maus hábitos alimentares, ganhei muito peso. Com o acompanhamento que tive na Clínica consegui perder 7 quilos e agora sinto-me muito bem! Obrigado a todos.

Fátima (38 Anos)

Lisboa

Sempre tive muitas dificuldades em dormir, tentei muitas terapias mas só com a ajuda da Dra Michelle é que descobri o que é uma boa noite de sono. Sou hoje uma pessoa diferente e com muito mais energia.

Carla (45 Anos)

Algés

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