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fruta

Afinal, a fruta irá o beneficiar ou prejudicar?

Se chegou até aqui, acredito que um dos temas que lhe interessa é a alimentação e de certeza a fruta já foi assunto de conversa. Ao navegar pela net, consegue encontrar um pouco de tudo e com opiniões bastante distintas, que faz com que fique ainda mais confuso! Mas, ainda bem que aqui está, vou tentar responder a todas as suas dúvidas sobre a fruta.

  • Devo comer fruta?

Sim! A fruta é rica em nutrientes como vitaminas, minerais, fibra, antioxidantes e o seu valor energético é baixo. 

  • E a Frutose, é prejudicial?

Sim, é. 

  • Então, devo ou não comer fruta?

Vamos lá colocar os pontos nos is! (e acredito que vai ficar esclarecido). Existe a frutose que se encontra naturalmente presente nos alimentos (como frutas e vegetais) e a frutose utilizada a nível industrial para adoçar os refrigerantes, sumos, doces, alimentos processados, fruta em conserva. 

Há uma grande diferença da frutose presente nas frutas e vegetais:

  • está em menor quantidade;
  • está combinada com a fibra que reduz a velocidade em que é absorvida.

Quando consumida em excesso, aí sim, é prejudicial e principalmente de alimentos que utilizam a frutose para os adoçar.

  • Então, posso comer fruta à vontade?

Como em tudo, deve haver um equilíbrio. É um excelente alimento, mas deverá ser consumido com bom-senso.

  • E os sumos naturais?

Os sumos é uma forma simples de consumir grandes quantidades de fruta e com baixo teor de fibra ou menos nenhuma. Entre o beber e comer, prefira comer a fruta! ☺

  • E a fruta, é para comer com uma bolacha?

Não, coma a fruta e deixe as bolachas de lado.

  • Eu quero emagrecer. Dá para comer fruta?

A resposta é sim! Deve ter atenção às porções e dar preferência à fruta da época. Seguem alguns exemplos de frutas com um pouco mais de açúcar e outras com menos (os valores são por 100g):

Fruta (100g) Energia (kcal) Hidratos de Carbono (g) Fibra(g)
Meloa 20 4,2 0,9
Framboesas 34 5,1 6,7
Morango 29 5,3 2
Melancia 24 5,5 0,3
Pêra 38 8,1 2,3
Laranja 42 8,9 1,8
Papaia 39 9,1 2,3
Kiwi 53 10,9 1,9
Maçã 57 13,4 2,1
Dióspiro 58 14,8 1,5
Figos 70 16,3 2,3
Anona 75 16,8 2,4
Banana 95 22,5 3,1

As suas dúvidas ficaram todas respondidas? Eu espero que sim! Mas já sabe, estou aqui para a ajudar.

 

Artigo escrito pela Nutricionista Ana Santos.

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