O Colesterol é uma gordura essencial para o funcionamento do nosso corpo, e que se encontra presente nas membranas das células, fígado, intestinos, coração, cérebro, nervos e músculos. Tem como com função vital a transmissão de impulsos nervosos, formação da vitamina D, sínteses de hormonas e formação da bílis.
Sabia que parte do colesterol é produzido pelo nosso organismo? Sim, é verdade! Cerca de 75% do colesterol é produzido pelo nosso organismo, é o fígado, assim como e outras células que o produzem, e os restantes 25% vem da nossa dieta, dos alimentos de origem animal que ingerimos.
Tipos de colesterol
Considera-se, de um modo geral, que existe um “bom” colesterol e um “mau” colesterol. Sendo que um desequilíbrio entre eles aumenta o risco de doenças coronárias.
- HDL, o “bom”
- refere-se às lipoproteínas de alta densidade (HDL);
- impede que o LDL fique alojado nas paredes das artérias, reduzindo assim o risco de incidência de doença cardiovascular;
- é por este motivo que é considerado o “bom” colesterol.
- LDL, o “mau”
- refere-se às lipoproteínas de baixa densidade (LDL);
- quando elevado, fica alojado nas artérias, formando placas de ateroma;
- as artérias ficam assim mais estreitas e o sangue passa com mais dificuldade;
- é por isso considerado o “mau” colesterol.
O colesterol alto é diagnosticado quando uma pessoa tem níveis elevados de Lipoproteína de baixa densidade (LDL)
Para que o colesterol não se torne um problema, a Sociedade Portuguesa de Aterosclerose considera como referência valores para o colesterol total menores de 180 mg/dl, Colesterol LDL menor de 100 mg/dl, Colesterol HDL maior de 45 mg/dl e Triglicéridos menor de 150 mg/dl.