A Drenagem Linfática Pós-Operatória é uma técnica terapêutica manual, que visa otimizar o sistema linfático, facilitando a eliminação de fluidos e toxinas. Vamos explorar detalhadamente a importância da drenagem linfática em cada uma dessas fases:
Antes da cirurgia
É importante porque irá fazer uma limpeza no organismo, ou seja, irá libertar as toxinas e líquidos excedentes, desobstruindo toda a passagem da linfa que circula pelo corpo. Tudo isto irá contribuir positivamente na resposta à intervenção cirúrgica uma vez que a circulação sanguínea e linfática serão melhoradas.
Depois da cirurgia
Após uma cirurgia ou trauma, existe uma passagem maior de líquidos através da parede dos vasos sanguíneos. Outra questão a ter em conta nas cirurgias é o facto dos canais linfáticos responsáveis pelo escoamento da linfa puderem ser danificados.
Assim, neste contexto, a drenagem linfática ganha um novo protagonismo. Esta técnica usada em pós-operatório, irá auxiliar o escoamento dos líquidos e toxinas do corpo, reduzindo o inchaço e evitando o acumulo localizado de líquido e as indesejadas fibroses, que se podem formar durante o processo de cicatrização.
Benefícios
Além de ajudar a reduzir o inchaço resultante do excesso de líquido acumulado, a drenagem linfática pós-operatório também reduz o processo inflamatório causado pela cirurgia, ajuda a aliviar as dores e acelera a cicatrização.