Começando pelo principio, a fertilidade é a capacidade de conceber filhos. E, para tal, a gravidez tem maiores probabilidades de acontecer durante o período fértil. Já a infertilidade é a condição em que a fertilidade está diminuída, e a esterilidade é a impossibilidade de originar descendência.
Cerca de 80% dos casais, em que a fertilidade é normal, alcança a gravidez em cerca de 6 meses de relações desprotegidas, e no final de um ano, essa percentagem é de 85%. Os casais que não conseguem alcançar a gravidez, devem fazer uma avaliação de infertilidade por um médico especialista.
A Infertilidade é considerada um problema de Saúde Pública e segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), é uma doença do sistema reprodutivo, que leva à incapacidade de engravidar ou de levar uma gravidez até ao fim, num período de 12 meses ou mais de relações sexuais desprotegidas. Para mulheres com idade superior a 35 anos o tempo reduz de 12 para 6 meses.
Fertilização in vitro (FIV)
Alguns casais precisam de ajuda com Tecnologias de Reprodução Assistida (ART) para os ajudar a conceber o tão desejado o filho. Pode, muitas vezes, ficar a dever-se a a razões médicas que interferem nos processos naturais do corpo. A nutrição funcional é um complemento essencial para os casais que precisam de fertilização in vitro ou outros programas de técnicas de reprodução assistida.