O que é o pavimento pélvico?
O pavimento pélvico é um conjunto de músculos que suportam os órgãos que existem na nossa cavidade abdominal. Estes órgãos no caso do homem são a bexiga e os intestinos e na mulher, a bexiga, os intestinos e o útero.
Este conjunto de músculos não é totalmente contínuo tendo pequenos orifícios que permitem a passagem de canais que correspondem à uretra, ao ânus e na mulher, também à vagina.
Os musculos em volta destes orificios unem-se com firmeza para manter estas passagens fechadas e contando com a ajuda de um músculo extra à volta da uretra e do ânus que são o esficter uretral e o esficter anal.
Qual a função destes músculos?
Os músculos do pavimento pélvico dão suporte aos órgãos abdominais, enquanto os esfíncteres permitem que tenhamos um controlo consciente sobre a bexiga e o intestino, possibilitando controlo das excreção de urina, fezes e flatulência (gases).
Assim, ao contraímos os músculos do pavimento pélvico os órgãos internos são levantados e os esfíncteres apertam as aberturas da vagina, ânus e uretra. Quando relaxamos estes músculos permitimos a passagem de urina e fezes.
Os músculos do pavimento pélvico também têm um papel muito importante na função sexual de ambos os sexos.
Nas mulheres, as contrações voluntárias (compressão) do pavimento pélvico têm um papel importante na sensação sexual e na excitação e dão também suporte ao feto durante a gravidez e ajudam no trabalho de parto.
Nos homens, são importantes na função erétil e na ejaculação.
Estes músculos estabelecem ainda uma parceria com os músculos abdominais e das costas na estabilização e apoio da coluna.