Ingestão de gordura na síndrome do intestino irritável

Ingestão de gordura na síndrome do intestino irritável

Ter reações adversas à ingestão de alimentos gordurosos, em quem sofre da síndrome do intestino irritável, podem estar atribuídos a uma resposta gastrocolônica exagerada, maior sensibilidade gastrointestinal e / ou os efeitos dos lipídios na retenção de gases.

É comum os pacientes relatarem nas consultas, que refeições com alto teor de gordura agravam os sintomas. Entretanto não há nenhum estudo de alta qualidade que explorou a eficácia de uma dieta baixa em gordura como forma de tratamento.

É importante considerar o padrão de ingestão de gordura. Grandes quantidades de gordura estão a ser consumidas em uma única refeição? Ou a ingestão de gordura é consumida gradualmente ao longo do dia? Também é necessário avaliar quais são as fontes de gordura, se são gorduras adicionadas em molhos e outros produtos industrializados ou se são refeições que incluem frituras, natas e alguns tipos de sobremesas.

Nesta situação, a ingestão de gordura tem de ser avaliada pelo profissional de saúde e deve ser restrita se houver suspeita de provocar sintomas.

×