Cancro é a designação que engloba um conjunto de doenças que têm em comum o crescimento anormal e descontrolado das células. Num organismo normal as células renovam-se de forma ordenada, permitindo a reparação e crescimento harmonioso dos tecidos.
O cancro surge quando ocorre uma lesão do material genético célula, e leva ao aparecimento de mutações, que posteriormente dão origem a uma proliferação descontrolada de células anormais, que invadem outros tecidos e não morrem.
Quando as células doentes não morrem e continuam a formar-se, faz com que se acumulem em massa, que não funciona. É a esta massa que se dá nome de tumor. Este processo pode ocorrer em qualquer parte do corpo.
E importante não confundir tumor com cancro, em que tumor corresponde a qualquer massa anormal, e o cancro corresponde a um tumor maligno. De salientar que alguns cancros não formam massas tumorais.
Assim, existem dois tipos de tumores:
- Benignos:
- raramente representa um risco de vida;
- podem crescer em volume, mas as células não se espalham pelo organismo;
- este tipo de tumores não são considerados cancros;
- Malignos (cancro):
- podem colocar a vida da pessoa em risco;
- as células deste tipo de tumores podem invadir e destruir os tecidos de órgão adjacentes, espalhando-se assim pelo organismo, criando as metáteses.