A Liberação Miofascial é uma terapia física e manual utilizada para o tratamento e recuperação eficazes de tensões e restrições de tecidos moles e fasciais. A palavra myofascia é derivada da palavra grega “myo”, que significa músculo, e “fáscia”, que significa faixa.
A fáscia envolve, preenche e protege todos os tecidos, tendões, músculos, ossos, ligamentos e órgãos do corpo. É o tecido conjuntivo que mantém o corpo unido. O sistema fascial é um mecanismo de amolecimento e suporte que permite que o corpo se mova com segurança, sem restrições ou dor.
Numa condição ideal, o sistema fascial é relaxado e ondulado. Já num sistema que está a causar dores e restrições, a fáscia perdeu a sua flexibilidade e está desidratada, dura e presa.
A liberação miofascial é considerada o “elo perdido” na massagem e no trabalho corporal e é eficaz no tratamento da dor e do trauma. É um tratamento especializado que liberta restrições na rede fascial, permitindo que áreas rígidas e presas se tornem macias e móveis. O efeito é de alívio em todo o corpo.