Síndrome do Intestino Irritável: Alimentação
Sofre de diarreia depois de beber leite ou após consumir outro laticínio?
Sofre de obstipação após comer legumes, trigo e outros cereais como a cevada e o centeio?
Sofre de flatulência, inchaço ou outro tipo de desconforto depois de consumir adoçantes ou sumos de fruta adoçados?
Sente dor no estômago depois de comer determinadas frutas e vegetais?
Peça ajuda para uma nutricionista qualificada
Se respondeu sim a todas as questões acima, poderá ser sensível aos FODMAPs.
A nossa nutricionista pode ajudar a determinar se o seu organismo reage a uma alimentação com elevado teor de FODMAP e ajudar a identificar quais os alimentos que potencializam as reações, através de uma dieta de eliminação.
Iremos explicar, de uma forma simples e fácil de perceber, o que são FODMAPs, de como poderão afectar o seu organismo e guiá-lo em todos os passos de forma a gerir a sua sensitividade aos FODMAPs.
Também podemos desenvolver Planos Personalizados de forma a reduzir a frequência e/ou a gravidade dos seus sintomas, não descuidando das necessidades nutricionais, mesmo a seguir uma alimentação baixa em FODMAPs.
O que são FODMAPs?
O significado do acrónimo do FODMAPs é Fermentable Oligosaccharides, Disaccharides, Monosaccharides And Polyols. FODMAP é um conjunto de moléculas, especialmente hidratos de carbono de cadeia curta e açúcares, que estão presentes em inúmeros alimentos.
Quando o seu intestino não consegue absorver os FODMAPs, as bactérias ficam responsáveis pela sua fermentação. Este processo natural leva à produção de gás e culmina no seu inchaço e flatulência.
Na realidade, os FODMAPs têm a sua importância pois, ajudam a manter o seu intestino saudável, contudo, se tiver uma sensibilidade pré-existente aos FODMAPs, o seu sistema digestivo irá reagir, levando ao desconforto e dor.
É importante relembrar que, embora os FODMAPs desencadeiam reações em algumas pessoas, não são a causa subjacente da Síndrome do Intestino Irritável (SII), Inflamação intestinal ou outros problemas a nível digestivo.
Quais são os sinais da sensibilidade aos FODMAPs?
Os sinais aos quais o seu aparelho digestivo alerta da dificuldade em absorver os FODMAPs são:
- Dor a nível abdominal;
- Inchaço;
- Obstipação ou Diarreia;
- Flatulência;
- Cólicas.
De uma forma geral, estes sintomas manifestam-se passado 4 horas de ingerir alimentos que contenham elevado teor em FODMAPs.
Se sofre de algum dos sintomas indicados, recomendamos que seja acompanhado por um profissional certificado que esteja apto a avaliar a sua situação de forma adequada.
O auto-diagnóstico poderá levar a desenvolver deficiências nutricionais e será algo a evitar.
Como desenvolvi sensibilidade aos FODMAPs?
Alguns dos nossos pacientes com sensibilidade aos FODMAPs foram diagnosticados previamente com SII e todos os pacientes são diferentes. Daí a importância de ser acompanhado por um profissional de saúde com experiência, que o poderá ajudar a avaliar o seu estado e orientá-lo da melhor forma.
Quais os alimentos que deverá evitar se tiver sensibilidade aos FODMAPs?
Não existe uma lista absoluta dos alimentos a evitar ou a reduzir o seu consumo pois, o seu organismo reage de forma diferente aos FODMAPs comparativamente a outra pessoa. É algo que exige tempo e uma observação cuidadosa do profissional de saúde que o acompanha. A eliminação apressada de alimentos ricos em FODMAPs do seu dia–a-dia, sem o devido acompanhamento e aconselhamento, poderá resultar em carências nutricionais.
Após uma avaliação, testes de eliminação, monitorização e acompanhamento da dieta, aconselhamos alguns dos nossos pacientes a reduzir dos seguintes alimentos ricos em FODMAPs:
- Frutas como a maçã, mirtilos, cerejas, peras, melancia;
- Cereais como a cevada e o centeio;
- Lacticínios incluindo o leite (vaca, ovelha e cabra), queijo fresco, gelados e iogurte;
- Leguminosas: feijão, grão, favas, ervilhas, lentilhas;
- Vegetais como espargos, brócolos, couve, alho, cogumelos;
- Adoçantes como a frutose, mel, xilitol e sorbitol;
- Produtos com trigo como pão, cereais e massas.
Que alimentos poderei consumir com sensibilidade aos FODMAPs?
A lista de alimentos que poderá consumir irá depender do resultado da sua avaliação individual. O que deverá reter é que não existe a necessidade de eliminar por completo um determinado alimento da sua rotina. Em alguns casos, a redução do consumo é o suficiente para controlar os seus sintomas.
Segue uma lista dos alimentos com baixo teor em FODMAPs que os nossos pacientes consomem após acompanhamento com a nossa nutricionista:
- Frutas como a banana, uvas, kiwi, limão, laranjas e morangos;
- Cereais como o milho, aveia, quinoa e arroz;
- Lacticínios como produtos sem lactose e queijos;
- Alimentos ricos em proteína como ovos, peixe e carnes;
- Hortícolas como cenouras, beringela, alface, batata, tomate;
- Oleaginosas e sementes as nozes, pecãs, chia, abóbora.
Também temos um e-book com diversas receitas descomplicadas baixas em FODMAPs.
Quais são os benefícios e os ricos de uma alimentação com baixo teor de FODMAPs?
É fundamental para a sua saúde que altere para uma alimentação baixa em FODMAPs após aconselhamento de um nutricionista. É também importante reforçar que este tipo de dieta é aplicada por um curto espaço de tempo. O risco de desenvolver carências nutricionais entre outras complicações, que poderão ser prejudiciais para si.
Além disso, a nossa nutricionista geralmente recomenda uma alimentação baixa em FODMAPs para pacientes com SII. Este tipo de dieta pode levar a uma grande melhoria dos sintomas, melhorando a sua qualidade de vida.
A nossa Nutricionista é especialista na dieta baixa em FODMAPs e está pronta para o ajudar!
Ela terá todo o prazer em ajudá-lo a perceber um pouco mais sobre os FODMAPs e do seu papel no sistema digestivo.
Ajudamos inúmeros pacientes a identificar e a gerir a sua sensibilidade aos FODMAPs através dos nossos planos alimentares individualizados, assim como de soluções a nível de estilo de vida.
Agende uma consulta e fique a saber mais sobre os FODMAPs e como lidar com a sua sensibilidade!