A Naturopatia é uma abordagem de tratamento personalizada e centrada na saúde do paciente, na qual este e o médico colaboram para descobrir as causas da doença e promover o bem-estar.
Esta especialidade posiciona o indivíduo no centro da narrativa, ou seja, é o paciente quem é tratado e não a doença. Essa abordagem requer uma compreensão detalhada da singularidade genética de cada paciente, da sua individualidade bioquímica e dos fatores do seu estilo de vida. Essas informações são utilizadas para designar o plano de tratamento, que poderá ajudar o paciente a melhorar diversos problemas de saúde.
Essa vertente também reconhece que existe uma interconexão, semelhante a uma teia de todos os sistemas do corpo, em que o objetivo é identificar a causa da doença, em vez de se focar nos sintomas. Um problema de saúde pode ter causas diferentes e, da mesma forma, uma causa pode resultar em diversas disfunções. Como tal, a Naturopatia visa entender a expressão particular da doença em cada indivíduo.