A tiroide é uma glândula situada na base do pescoço imediatamente abaixo da “maçã de Adão”, e é constituída por dois lobos unidos por uma parte central. Tem a função de produzir e libertar para a circulação sanguínea duas hormonas, a tri-iodotironina (T3) e a tetraiodotironina (T4 ou tiroxina).
Estas hormonas são essenciais para o normal funcionamento do organismo, através do controlo/velocidade do metabolismo das células. Sendo, por esse facto, essenciais no crescimento e desenvolvimento do organismo, regulam a temperatura corporal, a frequência cardíaca e tensão arterial, o funcionamento dos intestinos, o controlo do peso, dos estados de humor, entre outras funções.
A sua atividade é regulada por outras hormonas produzidas por glândulas localizadas no cérebro que detetam os níveis sanguíneos das hormonas tiroideias e assim estimulam a glândula tiroideia a segregar mais ou menos hormonas consoante a necessidade.
A hormona da tiroide mais importante é a tiroxina (T4), que quando está fora da tiroide é convertida na forma ativa conhecida como T3. E, quanto mais T3 produzir, mais rápido será o metabolismo. Sendo que um metabolismo lento significa que as calorias não são queimadas de forma mais eficiente possível, tornando-se mais fácil ganhar peso.
A escassez desta hormona significa a falência das funções mencionadas acima.