A injeção anti-rugas tem origem na bactéria Clostridium botulinum, visto que esta bactéria produz uma toxina durante o processo de esporulação que bloqueia a comunicação entre os nervos, deixando a pele mais dura e resistente. É por esse motivo utilizada frequentemente em tratamentos estéticos. Contudo, os receptores que são bloqueados pela toxina são continuamente substituídos, fazendo com que o seu efeito não seja permanente (tem uma duração até 4-5 meses).
Na nossa clínica utilizamos a injeção anti-rugas para reduzir rugas e linhas de expressão na região dos olhos (como pés de galinha), na região da testa ou no espaço entre as sobrancelhas (glabela).
O efeito da aplicação da toxina promove a suavização de rugas e linhas de expressão da face. Estas marcas de expressão podem ser causadas por vários fatores, entre os quais a contração dos músculos do rosto durante os anos, uma má alimentação, envelhecimento facial, tabaco, exposição solar excessiva, entre outros.
Atuação do tratamento com injeção anti-rugas
Como a toxina atua nas rugas de expressão (através do relaxamento de músculos da face) permite que neste procedimento os resultados obtidos sejam mais visíveis e de forma mais rápida do que quando se utilizam cremes anti-aging, por mais que este existam.
Não existe propriamente uma idade base para usar este tratamento. No entanto, é geralmente indicado para pessoas adultas que tenham marcas de expressão (mais ou menos avançadas), ou desejam prevenir os sinais do envelhecimento na pele. Ou seja, a utilização da toxina pode variar em função da idade em que:
- nas idades mais jovens serve para prevenir a formação ou aprofundamento das linhas de expressão;
- noutras idades serve como atenuador de rugas de expressão.