Tratamento Para Síndrome do Intestino Irritável
Elimine o problema de vez
Síndrome do intestino irritável (SII) é uma doença comum que afeta o intestino grosso (cólon) e geralmente provoca cólicas, dor abdominal, inchaço, gás, diarreia e constipação. SII é considerada uma doença crônica que precisa de tratamento a longo prazo.
Mesmo que os sintomas sejam desconfortáveis, a síndrome do intestino irritável – ao contrário da colite ulcerosa e doença de Crohn, que são doenças inflamatórias intestinais – não causa alterações no tecido intestinal ou aumenta o risco de câncer colorretal.
Tratamento
A primeira etapa do tratamento naturopático e controlar os sintomas e depois tratar a causa do problema. Na maior parte dos casos, é possível controlar os sintomas através de mudanças no plano alimentar, estilo de vida e no controle do stress. Casos mais severos necessitam de medicação e terapia.
Plano Alimentar
No início do tratamento é recomendado que o paciente siga uma dieta em alimentos baixos em FODMAP (Oligosacarídeos, Dissacarídeos, Monosacarídeos e Polióis Fermentáveis). FODMAP é um conjunto de alimentos fermentáveis que são mal absorvidos pelo nosso organismo e que podem causar desconforto intestinal. Após algumas semanas, os alimentos começam a ser reintroduzidos, um a um, para ver se causam algum sintoma.
Suplementos
Existem uma variedade de suplementos que podem ajudar com os sintomas da síndrome do intestino irritável. A fibra de psílio pode ajudar com sintomas de constipação e diarreia. Enzimas digestivas podem auxiliar a digestão e absorção dos alimentos. Diversos fitoterápicos podem ajudar a controlar o stress e a ansiedade. A prescrição dependerá dos sintomas de cada paciente.