Tratamento para diarreia
Movimentos intestinais onde as fezes são soltas ou aquosas, são características comuns da síndrome do intestino irritável e podem resultar em um aumento da frequência e / ou urgência dos movimentos intestinais e, em casos graves, incontinência. O tratamento para diarreia pode ser feito através da dieta fodmap, suplementação com fibra, probióticos e / ou alguns medicamentos.
Fatores que podem contribuir para a diarreia na síndrome do intestino irritável incluem:
- Trânsito intestinal rápido
- Obstipação (pode resultar em diarreia por transbordamento)
- Má absorção de ácido biliar
- Infecção (atual ou passada)
Tratamento
Enquanto uma dieta baixa em FODMAP pode ajudar a aliviar a diarreia na síndrome do intestino irritável, em algumas pessoas, outras terapias também podem ser necessárias:
- Fibra
Suplementos de fibra podem ajudar a moldar fezes soltas ou aquosas em pacientes. As fibras viscosas e solúveis com boas propriedades de retenção de água / de formação de gel (como psílio, aveia / farelo de aveia, metilcelulose ou policarbófilo de cálcio) podem promover fezes mais sólidas ou semi-sólidas. Pode acontecer da pessoa, temporariamente, ter inchaço / distensão abdominal, desconforto e mudança no hábito intestinal ao iniciarem suplementos de fibra. Por isso, o aumento da ingestão de fibras deve ser feito lentamente. - Probióticos
Poucos estudos examinaram os efeitos dos probióticos em pessoas que sofrem da síndrome do intestino irritável com um dos sintomas sendo a diarreia. No pequeno número de estudos realizados, os resultados são contraditórios e mostram que os efeitos dependem do tipo de probiótico a ser utilizado. Por exemplo, um estudo que usou Bifidobacterium infantil em participantes com SII-D (síndrome do intestino irritável com predominância de diarreia) mostrou melhorias na evacuação incompleta, esforço, satisfação com o trânsito intestinal e sintomas gerais em comparação com o placebo. - Medicamentos
Alguns dos medicamentos utilizados são: loperamida, antibióticos (Rifaximin), agentes de serotonina, antidepressivos, sequestradores de sal biliar e eluxadolina.
Se precisa de ajuda para tratar esse problema, clique aqui para agendar uma consulta. Caso queira saber mais sobre o nosso tratamento para a síndrome do intestino irritável, clique aqui.