A fibra na dieta fodmap
Uma dieta baixa em FODMAP pode comprometer a ingestão de fibras, pois muitos alimentos naturalmente ricos em fibras (por exemplo, feijão, lentilhas, grãos e cereais, oleaginosas, frutas e legumes) também são ricos em FODMAPs.
As dicas a seguir podem ajudar os pacientes a obter uma ingestão adequada de fibras enquanto realizam uma dieta baixa em FODMAP.
Ao lanche, optar por frutas com baixo teor de FODMAP (por exemplo, framboesas, kiwis, tangerina, morangos, maracujá e laranjas) e / ou pode comer oleaginosas com baixo teor de FODMAP (por exemplo, macadâmias, amêndoas e amendoins).
Inclua vegetais com baixo teor de FODMAP nas refeições (por exemplo, cenoura com casca, feijão verde, batata com casca, milho, beterraba e berinjela).
Verifique os rótulos dos alimentos ao comprar pães e cereais com baixo teor de FODMAP. Compare os produtos na coluna do 100g para encontrar as opções com mais fibra (por exemplo: flocos de quinoa, arroz integral, pão multigrãos sem glúten, farelo de arroz, farelo de aveia, pão de espelta e farinha de aveia).
Adicione as lentilhas enlatadas / grão de bico enlatado a um ensopado / salada. Enxágue bem esses produtos antes de usar para reduzir ainda mais o conteúdo do FODMAP.
Adicione farelo de aveia, farelo de arroz ou linhaça / linho ao cereal do pequeno-almoço.
Caso seja necessário, considere tomar um suplemento de fibra. Algumas opções são: psyllium, linhaça, sterculia e metilcelulose. O farelo de trigo não é recomendado para quem sofre da Síndrome do Intestino Irritável.
Se deseja agendar uma consulta clique aqui.
Se quer saber mais informações sobre a dieta FODMAP clique aqui