0
  • No products in the cart.
 

Tratamento Síndrome do Intestino Irritável

Um intestino saudável é a base para se ter uma boa saúde. Agende hoje a sua consulta.

Causas da Síndrome do Intestino Irritável

Existem muitas causas possíveis para a síndrome do intestino irritável. As algumas delas incluem:

  • Sensibilidades alimentares;
  • Intolerância à lactose;
  • Má absorção de nutrientes;
  • Endometriose,
  • Stress;
  • Interação mente-corpo;
  • Desequilíbrios hormonais;
  • Sensibilidades Ambientais.

Em 20% dos casos a síndrome do intestino irritável é desencadeada por uma infecção (nestes casos, as pessoas são mais propensas a ter este síndrome com diarreia, como sintoma dominante). A infecção causa inflamação nos tecidos mucosos (o revestimento intestinal), que por seu lado estimula alterações imunológicas e musculares. Quando a resposta inflamatória é contínua ao longo do tempo, os intestinos aprendem a ser super ou sub-reativos aos estímulos.

No entanto, não há uma única causa para a síndrome do intestino irritável. Utilizando o modelo da medicina funcional, pretendemos encontrar a raiz do problema em cada pessoa, trabalhando com ela individualmente, em resposta à sua singularidade bioquímica.

Tratamento da Síndrome do Intestino Irritável

Tratamento

O intestino é a base para toda a saúde. Contendo mais de 70% do sistema imunológico e uma conexão direta com o cérebro, o equilíbrio do intestino é crucial para a saúde do corpo e da mente.

A naturopatia usa uma abordagem de biologia sistémica para entender as causas subjacentes da Síndrome do Intestino Irritável, como por exemplo:

  • Distúrbios da motilidade;
  • Desequilíbrios na microflora intestinal, também conhecida como disbiose;
  • Desenvolvimento excessivo de certas bactérias associadas a doenças sistémicas;
  • Inflamação do revestimento intestinal;
  • Permeabilidade intestinal causando inflamação sistémica.

No modelo da medicina funcional, também prestamos muita atenção aos aspectos mentais e emocionais da saúde dos nossos pacientes. Sendo que o nosso corpo é um reflexo do que está a acontecer na nossa vida emocional, então a importância da saúde mental não pode ser subestimada.

É necessário fazer algum teste de intolerância alimentar? Existem inúmeros testes destes disponíveis no mercado. Embora alguns desses testes possam, por vezes, fornecer informações úteis, preferimos usar dietas de eliminação com os nossos pacientes – simplesmente porque este método apresenta melhores resultados.

Qual é a melhor dieta no tratamento deste síndrome?

Existem muitas abordagens dietéticas que podem ser eficazes no tratamento da síndrome do intestino irritável. Alguns exemplos incluem:

  • Dieta sem glúten;
  • Dieta sem grãos;
  • Dieta do carboidrato específico;
  • Dieta baixa em histamina;
  • Dieta sem glúten e sem leite;
  • Dieta FODMAP.

Nós somos todos diferentes, portanto, qualquer dieta para a síndrome do intestino irritável precisa ser adaptada a cada indivíduo. Com base no histórico clínico e testes de eliminação, por exemplo, podemos descobrir se uma pessoa precisa seguir uma dieta baixa em FODMAP sem grãos, enquanto que outra, seria indicado a dieta do carboidrato específico.

Não há uma única solução que sirva para todos.

Dicas no tratamento da Síndrome Intestino Irritável

Deixamos-lhe aqui algumas dicas que consideramos úteis:

  • Faça uma dieta de eliminação;
  • Comece a praticar uma técnica de relaxamento, como a meditação. Tem sido comprovado que estimular a resposta de relaxamento pode aliviar (se não curar) os sintomas da síndrome do intestino irritável;
  • Comece a tomar um probiótico, mas tenha atenção que diferentes tipos de probióticos, são benéficos para diferentes tipos de problemas de saúde;
  • Tome algumas ervas antimicrobianas;
  • Minimize o consumo de aditivos. Muitos aditivos na comida – até alimentos supostamente saudáveis – podem contribuir para os sintomas da síndrome do intestino irritável. Alguns exemplos incluem o emulsionante carragenina e os açúcares maltitol e sorbitol;
  • Tome enzimas digestivas com as refeições. Em algumas pessoas pode aliviar o desconforto e promover uma digestão saudável.

Agende hoje a sua consulta

Perguntas Frequentes

Em que consiste uma primeira consulta?

O objetivo da primeira consulta é entender a condição atual de saúde do doente, com o máximo de detalhes possível, nomeadamente a nível de:

  • análise de todo o histórico familiar, alimentar, atividade física, saúde mental e do peso;
  • análise de sinais e sintomas e histórico de exames laboratoriais;
  • antropometria: peso, medidas e percentual de gordura;
  • estabelecimento de metas (plano de ação);
  • em alguns casos, poderá ser necessário requisitar exames adicionais (a trazer para a segunda consulta);
  • prescrição de suplementação, quando necessário.

A primeira consulta tem a duração de aproximadamente uma hora.

A consulta para o tratamento síndrome do intestino irritável é adaptado às minhas necessidades?

Todos os nossos tratamentos estão profundamente focados no atendimento individualizado, este não é excepção. O tratamento da síndrome do intestino irritável, como está indicado na pergunta anterior, é prescrito em função da condição actual de saúde do doente.

Não existem duas prescrições iguais, cada pessoa é única e seu estado de saúde atual é a soma total das suas experiências.

Os resultados do tratamento variam em função do indivíduo, assim como do problema a ser tratado. Em alguns casos é possível obter resultados rápidos, enquanto que noutros, pode levar vários meses ou mais. Como regra geral, quanto mais tempo estiver com o problema de saúde, mais tempo necessitará do tratamento.

Como funciona o acompanhamento?

No início do tratamento as consultas presenciais, são, geralmente de 4 em 4 semanas. Não é aconselhável espaçar muito mais do que isso.

É oferecido apoio para dúvidas que possam surgir após as consultas via Whatsapp ou e-mail. Gostamos de acompanhar os nossos pacientes de perto, principalmente no início do tratamento. Dessa forma, os resultados são melhores.

womens-health
Rede_Vida
forever_young
SVBlog
Theresa AdeyemiTheresa Adeyemi
13:00 14 Sep 24
A bit inexperienced. My first appointment was cancelled about an hour before my appointment due to lack of communication on their side.I experienced skin irritation from the skin products sold to me and one of the them looked off (probably a bad patch).I made a complaint to the clinic and questioned the authenticity of their products but they weren't very helpful.They couldn't prove proof , their products were authentic. This is not a cheap skin treatment. I ordered the same products directly from the manufacturer, the consistency of the products was different from the ones I got from this clinic.Please don't waste your time and money at the clinic. You are better off going to a reputable clinic in Lisbon!Edit: Since I can't let me reply your message, I shall continue here. First of all , are you a authorised stockist?When I had my doubts I check the official website for the authorised stockist. I don't remember seeing the name of your company.Also I have been with in touch with the company, I sent photos of the products you sent me with the barcode with the name of your clinic.They think it's not a legitimate product. I was warned me of fakes out there and only to pay from authorised stockists.I can posted the email here if you want. Your reply confirms my thoughts on how inexperienced you are and lacking good customer service.I purchased a product from you , I wasn't happy with it. I made a complaint about it ( I asked for you to resolve the issue but you declined).Now you tell me it's my job to contact the manufacturer. When I paid to use your clinic, it is because I put my trust in your products and services.Well I did what you suggested,I approached the company directly and they couldn't vouch for the products you sold to me.Also I am posting the cream I bought from your clinic and the one I purchased directly from the company. Looks complete different from product I purchased from you. Yours is on the left. I also noticed the lids are different.Waiting to hear from your legal team.Reply 14/09/2024I visited your clinic around 23/24 of April. I was advised to purchase another jar as one jar won't last the duration of my treatment.I was told to except some mild irritation when it got worse in the summer I contacted you BECAUSE I purchased the product from you! I offered to even send the products back which you decline and didn't offer any solution to the problem. The skin irritation worsened, that why I contacted your clinic. A well experienced skin specialist is aware skin irritation can occur at anytime thing for different reasons when you are on a treatment recommended for six to 9 months but I guess you are not.I don't know what you mean by six months timeframe, April to July is not six months, is it?I had to stop using your products and take a break from Cosmelan . This month I decided to go back but this time I decided to buy directly from the manufacturer due to my experience with your clinic.I examined the product you sold and what the manufacturer sold to me, completely different products. At this point I opened the second unused jar you sold me, you can clearly see that in the photos I provided yesterday.I ask the manufacturer for their advice, they asked for the name of your clinic and barcode of the product you sold to me , they couldn't find it on the system.You claimed you are an authorised stockist but I don't see the name of your clinic on their website. I was told by the manufacturer to only buy from authorised stockist listed on their website!I have provided you with more than enough information. You are yet to provide me with the information I requested. Why are you not listed as a authorised stockist on their website?This information is readily available on the mesoestetic website but the name of your clinic is not listed.If the manufacturer advised me only to buy from authorised stockists on their website why should I trust your product if your clinic is not on the list?My review still stands!
E_McGE_McG
13:30 09 Sep 24
I had a great experience at this clinic. Renata is very professional! The place itself is clean and modern.Highly recommended!And thank you again for your work.
Raquel GuerreiroRaquel Guerreiro
23:05 24 Jul 24
I went in not sure of the best treatment for my skin. Elis Regina was absolutely fantastic! After explaining the pros and cons of all the possible treatments we chose the most indicated in my case and she did an amazing job. Throughout the treatment she was always very attentive, explaining everything and making sure I was comfortable. I will for sure be back 🙂
Fernanda FerreiraFernanda Ferreira
12:35 20 Jun 24
I visited the clinic only once but I was positivily impressed. Teresa is very kind and welcoming. I had a Plasma Jet treatment in my eyelids with Fran. This was the first time ever I did such a procedure of advanced aesthetic and was quite nervous about it. Fran explained everything and was super mindful thoughtout the whole process about my needs. The clinic overal is very clean, modern and with acessible prices for advanced treatments. I recommend and will come back!
Asuka WatanabeAsuka Watanabe
10:28 06 Mar 24
I used to go there for 6 months. My former aesthetician was very nice and sweet. Their receptionist is very kind and responsible. However, the new aesthetician was terrible. She was in the room all the time even while I was changing, with no privacy. My massage table was vibrating every time her phone rang. It was a one-hour treatment but I was called 15 minutes late and left the room 15 minutes early including changing time. The attachment of the radio-frequency machine was cold, which was supposed to be warm. She didn’t give me a treatment around my mouth and neck. The attachment didn’t touch my forehead properly. Never again.
js_loader

Agende hoje a sua consulta

×