Existem nervos que revestem os intestinos e que são hiperativos em quem sofre da Síndrome do Intestino Irritável. Como resultado, alterações normais no intestino (como aumentos na quantidade de gás e água), podem causar inchaço que é doloroso e dor abdominal.
Quando os FODMAPs são ingeridos, eles atraem água para o intestino delgado, causando a distensão (expansão) do intestino e causando alterações de motilidade (alterações no movimento do intestino e do conteúdo dentro do intestino). Os FODMAPs também são pouco absorvidos no intestino delgado; portanto, quando atingem o intestino grosso, as bactérias usam os FODMAPs como fonte de energia para sobreviver. As bactérias fermentam rapidamente os FODMAPs e produzem gás como resultado.
Essas ações causam uma expansão do conteúdo intestinal, esticando a parede dos intestinos. Como as pessoas que sofrem da síndrome do intestino irritável têm um intestino bastante sensível, esse “esticamento” da parede intestinal causa sensações exageradas de dor e desconforto.
Os FODMAPs são um grupo de carboidratos de cadeia curta (ou açúcares) que são: pequenos, pouco absorvidos ou não absorvidos no intestino delgado e grosso, facilmente fermentado por bactérias intestinais. Existem 6 açúcares classificados como FODMAPs. Estes incluem oligossacarídeos (frutanos e GOS), polióis (sorbitol e manitol), frutose e lactose.
Frutanos e GOS não são digeridos no intestino delgado porque os humanos não possuem as enzimas necessárias para quebrar essas cadeias de açúcares em unidades de açúcar individuais. Em vez disso, esses açúcares passam para o intestino grosso, onde são usados como combustível pelas bactérias intestinais (fermentadas), resultando na produção de gás. O gás produzido faz o intestino expandir (distensão) e resulta em gás em pessoas saudáveis (uma parte normal da digestão). No entanto, como as pessoas que sofrem da síndrome do intestino irritável têm um intestino mais sensível, essas alterações podem resultar em sintomas de inchaço, dor / desconforto abdominal e trânsito intestinal alterado.
Os polióis (sorbitol e manitol) e frutose são absorvidos lentamente no intestino delgado. À medida que se movem, atraem água por osmose, fazendo com que o intestino se estique e se expanda (distenda). Alongar e expandir a parede intestinal pode resultar em sintomas de dor e essa água adicional que se move do intestino delgado para o intestino grosso pode resultar em diarréia. É importante saber que esse efeito da quantidade de água do intestino delgado ocorrem independentemente da extensão em que são absorvidos no intestino delgado. Além disso, se o sorbitol, manitol e / ou frutose não são totalmente absorvidos no intestino delgado, eles se espalham para o intestino grosso, onde são usados como combustível pelas bactérias intestinais (fermentadas), resultando na produção de gás. Combinados, esses efeitos resultam em sintomas de dor abdominal, inchaço e alteração do hábito intestinal (diarréia em particular).
Para ser absorvida, a lactose deve ser dividida em suas unidades de açúcar individuais pela enzima lactase. Na pequena proporção de pessoas que sofrem da síndrome do intestino irritável que não possuem a enzima necessária para quebrar a lactose em unidades de açúcar individuais, a lactose atinge o intestino grosso sem ser digerida. Como consequência, a lactose atrai água para o intestino grosso e é usada como combustível pelas bactérias intestinais (fermentadas), resultando na produção de gases e sintomas de inchaço, gás, dor e diarréia (dependendo da dose de lactose consumida).