Entrega grátis em Portugal para compras superiores a 40€

 - 
English
 - 
en
French
 - 
fr
German
 - 
de
Italian
 - 
it
Portuguese
 - 
pt
Russian
 - 
ru
Spanish
 - 
es
0
  • No products in the cart.

Tratamento para barriga inchada

Barriga inchada, mal de que muitas pessoas sofrem. Mas o que é barriga inchada e quais as suas causas e tratamentos? São estes os temas hoje aqui tratados.

Quando se fala de barriga inchada, fala-se sobretudo de uma sensação de aumento do volume abdominal, muitas vezes associado a um desconforto e com presença excessiva de gases intestinais. Regra geral, são pessoas que sofrem de prisão de ventre que mais sentem estes sintomas. Embora, quem tenha má digestão também possa sofrer de tal problema.

Tratamento para barriga inchadaBarriga inchada é um sintoma que gera bastante desconforto, sendo um relato comum na minha prática clínica o seguinte comentário: “Sinto que estou grávida de 6 meses”. Estudos que mediram a distensão abdominal em pessoas que sofrem da síndrome do intestino irritável mostraram que a região abdominal pode aumentar em até 12 cm em algumas pessoas. Inchaço e distensão da barriga podem ocorrer juntos ou separadamente.

Pessoas que sofrem desses sintomas frequentemente relatam que:

  • pioram ao longo do dia;
  • são agravados pelas refeições;
  • resolvem-se durante a noite.

As pacientes do sexo feminino que sofrem da síndrome do intestino irritável com tendência a obstipação, podem ser mais propensas a inchaço do que os homens e aquelas que têm predominância de diarreia.

Causa

Um abdômen distendido é aquele que se encontra com volume aumentado pela presença de alguma substância no seu interior, seja ela gás, líquido ou sólido.

Embora intuitivamente possa parecer que o inchaço e / ou distensão abdominal sejam causados ​​por produção e / ou acumulação excessiva de gás, os estudos não apoiam estas teorias. Em vez disso, acredita-se que fatores como comprometimento do movimento dos gases intestinais e aumento da sensibilidade à dor (hipersensibilidade visceral) sejam mais importantes.

Tratamento

Infelizmente, inchaço e distensão podem ser difíceis de tratar com eficácia. Embora uma dieta baixa em FODMAP seja eficaz na gestão destes sintomas.

O principal objetivo da dieta FODMAP é reduzir ou eliminar os hidratos de carbono de cadeia curta que são fermentáveis e pouco absorvidos que estejam presentes na alimentação.

Esta dieta é recomendada para pessoas que sofrem de síndrome do cólon irritável, doença celíaca, doença de Crohn ou outros distúrbios digestivos. Saiba mais sobre a dieta FODMAP na nossa página.

No entanto existem outras terapias que também podem ser necessárias para esta questão do abdômen distendido, como é o caso de:

  • Utilização de probióticos;
  • Realização de exercício físico;
  • Medicamentos de prescrição médica:
    • Agentes prosecretórios (por exemplo, Linaclotídeo, Lubisperona);
    • Agentes procinéticos (por exemplo, cisaprida);
    • Antibióticos (por exemplo, rifaximina).

Pelo que vimos, podemos então dizer que o tratamento para barriga inchada pode ser realizado através da dieta FODMAP, probióticos, exercício físico e / ou medicamentos de prescrição médica.

Obviamente, também é importante lembrar que uma pequena quantidade de inchaço e distensão é normal.

 

Se gostou, e pretende algum esclarecimento…

Contacte-nos para tirar dúvidas

×