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Efeitos colaterais da dieta cetogénica

Quem para de comer hidratos de carbonos simples do dia para a noite, pode vir a ter alguns efeitos colaterais à medida que o corpo se ajusta a dieta cetogénica. Já tive uma paciente a dizer que parecia que um “comboio tinha passado por cima dela”. Para a maior parte das pessoas esses efeitos colaterais são leves e desaparecem em poucos dias.

Gripe Cetogénica

A chamada gripe cetogénica é o efeito colateral mais comum nas pessoas que iniciam uma dieta cetogénica: dor de cabeça, cansaço, tontura, náusea e irritabilidade. Esses sintomas geralmente desaparecem em 2-3 dias, à medida que o corpo se habitua a usar a própria gordura armazenada como fonte de energia ou, em outras palavras, quando o corpo torna-se uma máquina de queimar gordura.

Como minimizá-los?

Uma das formas é reduzir lentamente a quantidade de hidratos de carbono ingerida. É  a forma como eu prefiro trabalhar com os meus pacientes, pois assim os efeitos secundários são leves ou não existentes.

Entretanto para algumas pessoas cortar os hidratos de carbono completamente é a melhor alternativa. Quem faz isso perde peso rapidamente logo nos primeiros dias da dieta. Claro que a maior parte desse peso perdido é água e é um ótimo ponto de partida para manter algumas pessoas motivadas. Recentemente tive um paciente que necessitava de perder alguns quilos para um evento importante e em menos de uma semana ele conseguiu atingir o seu objetivo.

Por que isso acontece?

Isso acontece porque os alimentos ricos em hidratos de carbono podem aumentar a retenção de líquido no organismo. Ao parar de comer esses alimentos, o corpo perderá esse excesso de água e sal através dos rins, ao urinar mais do que o habitual. Isso pode resultar em desidratação e falta de sal durante a primeira semana em que o corpo está em fase de adaptação, resultando nos sintomas acima.

A gripe cetogénica pode ser minimizada ao consumir mais líquidos e aumentar temporariamente a ingestão de sal. Uma boa opção é beber uma chávena de caldo de carne, aves, legumes ou peixe 1-2 vezes por dia. Isso geralmente é o suficiente para minimizar os sintomas ou evitá-los completamente.

Uma outra alternativa é, na primeira semana, beber uns copos extras de água e colocar mais sal na comida.

Outros efeitos secundários da dieta cetogénica:

  1. cãibras nas pernas
  2. obstipação
  3. mau hálito
  4. palpitações
  5. redução no desempenho físico

A maior parte desses sintomas, também podem ser minimizados ao beber mais liquido e ingerir mais sal temporariamente.

fonte: https://www.dietdoctor.com/low-carb/keto/flu-side-effects

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