0
  • No products in the cart.

O que causa a insónia?

Olhar para o teto às 2:30 am incapaz de dormir, esta na lista dos passatempos menos preferidos das pessoas. Só quem já passou por isso sabe o quanto é desesperador. Ter dificuldade em adormecer ou manter o sono, para mais tarde acordar cansada e ter que enfrentar um dia todo pele frente é a realidade de muitas pessoas. E algumas vezes, foi a minha.

Uma vez eu assisti um vídeo no Youtube que dizia que “a insônia é, em essência, uma vingança de todos os pensamentos que esquecemos de ter durante o dia.” Essa mensagem ficou na minha cabeça e pôs me a pensar sobre o assunto por dias e dias, pois é uma interpretação que explica a causa das vezes que eu tive insónia.

Eu lembrei-me dessa mensagem porque recentemente eu tive dificuldade em adormecer e isso já não me acontecia há algum tempo. Neste dia aconteceu uma situação no trabalho a qual deixou-me chateada e de uma forma bastante sutil, afetou o meu humor o resto do dia. Foi fácil não pensar no assunto porque no decorrer do dia tive que tratar de várias coisas e quando cheguei em casa, tinha que lidar com tarefas domésticas e uma bebé a minha espera. Achar coisas para fazer não é difícil. É fácil nos distrairmos com coisas práticas e que requerem atenção imediata e não pensar, ou deixar para mais tarde, assuntos que são realmente importantes, como se estamos felizes e qual é nosso propósito de vida. Naquela noite eu estava a olhar para o teto às 2.30 am e a única explicação era: eu não estava a conseguir adormecer porque não tirei tempo para refletir e processar porque aquele evento tinha afetado-me tanto. Se um acontecimento nos deixa irritados, tristes ou furiosos, significa que ele é importante o suficiente para ter a nossa atenção, pois deve ter mexido com nossos valores, identidade ou propósito de vida.

Vamos analisar isso de outra forma. O cérebro é divido em 2 hemisférios, o direito e o esquerdo (o cérebro é muito mais complexo do que isso, mas para tornar esta explicação mais simples, vou limitar aos 2 hemisférios). O hemisfério esquerdo adora ordem e organização. Ele é lógico, linguístico e linear. Ao contrário do hemisfério direito que é intuitivo e emocional. Ele se especializa em imagens, emoções e recordações. O “segredo” para ter uma boa saúde mental é saber integrar as diferentes partes do cérebro. O lado direito do nosso cérebro processa nossas emoções e memórias autobiográficas, mas é o lado esquerdo que faz sentido desses sentimentos e lembranças. Cura de experiências difíceis acontece quando o lado esquerdo trabalha com o direito para contar as histórias das nossas vidas (Siegel e Bryson, 2011).

O que aconteceu no trabalho deixou-me chateada, o que significa que mexeu com as minhas emoções (hemisfério direito). Eu tive dificuldade em adormecer porque não reservei tempo para fazer sentido do que tinha acontecido e resolver a situação na minha “cabeça” (hemisfério esquerdo).

Eu poderia ter conversado com um familiar ou uma amiga. Contar a história para alguém, ou escrevê-la em um diário, teria ajudado porque ao relatar o evento eu ia integrar o hemisfério direito com o esquerdo e naquela noite, teria ido dormir em “paz” com o acontecimento.

Nós pagamos um preço muito alto por não reservar tempo para pensar nesses assuntos importantes. Uma das consequências é não conseguir dormir.

Por isso é importante tirar tempo para meditar, para refletir e para perguntar a nós próprios se realmente estamos felizes, se estamos indo na direção certa ou simplesmente, porque o que aconteceu hoje deixou-me triste?

A insónia é raramente um problema físico e nós podemos olhar para ela como um pedido de ajuda para nós cuidarmos melhor da nossa mente (The School of Life, 2017).

Insónia não significa não conseguir dormir. Significa que nós não nos demos a oportunidade de parar para pensar (The School of Life, 2017).

Referências

Siegel J. Daniel e Bryson Payne Tina. The Whole-Brain Child 12 revolutionary strategies to nurture your child´s mind. Delacorte Press, 2011.

The School of Life. 20/01/2017. What to do about insomnia. Link: https://www.youtube.com/watch?v=N3zqpAleU5g

 - 
English
 - 
en
French
 - 
fr
German
 - 
de
Italian
 - 
it
Portuguese
 - 
pt
Russian
 - 
ru
Spanish
 - 
es
×