Entrega grátis em Portugal para compras superiores a 40€

 - 
English
 - 
en
French
 - 
fr
German
 - 
de
Italian
 - 
it
Portuguese
 - 
pt
Russian
 - 
ru
Spanish
 - 
es
0
  • No products in the cart.
o que é dieta paleo

O que é a dieta paleo e de onde surge?

A dieta do paleolítico sugere que a nossa dieta deveria ser como a dos nossos antepassados, antes da revolução agrícola, uma vez que alimentação antes deste período representa 99% da existência do ser humano no planeta e por isso, supõe-se que é a dieta que o ser humano está geneticamente adaptado.

Durante 2.5 milhões de anos a alimentação da nossa espécie era constituída basicamente de plantas e animais selvagens. No entanto isso mudou quando há 10.000 anos atrás, o ser humano passou a dedicar-se a agricultura e a criação de animais. Atualmente mais de 90% das calorias que alimenta a humanidade provém de uma pequena quantidade de plantas que os nossos antepassados cultivavam e continuam a cultivar: o trigo, o arroz, o milho, a batata e a cevada. Com a revolução agrícola a disponibilidade de comida para a humanidade aumentou, mas essa comida extra não proporcionou uma alimentação mais saudável.

É importante ter atenção que é impossível saber o que se comia no período que antecedeu a agricultura, pois não existem registros daquela época. A melhor informação que temos vem dos pesquisadores que estudaram sociedades caçadoras coletoras modernas para tentar entender os hábitos alimentares dos nossos ancestrais. Então embora não se saiba exatamente o que os nossos ancestrais comiam, sabemos o que eles não comiam: produtos industrializados e refinados, produtos fat free, produtos com adoçantes artificiais, óleos vegetais hidrogenados entre outros. Mesmo os cereais, representavam uma fração muito pequena da alimentação antes da revolução agrícola. Uma dieta à base de cereais é deficiente em vitaminas e minerais, para algumas pessoas é difícil de digerir e má para os dentes e gengiva.

×