0
  • No products in the cart.

Síndrome do intestino irritável associada à depressão, fadiga, obesidade e várias doenças autoimunes.

Síndrome da fadiga crónica, fibromialgia, depressão, dermatite, psoríase, acne, asma, alergias e várias doenças autoimunes estão associadas à síndrome do intestino solto.

O que é a Síndrome do Intestino Irritável?

A síndrome do intestino irritável ou leaky gut, como é mais conhecida, ocorre quando o revestimento do nosso intestino é comprometido e este torna-se permeável. Isso faz com que partículas de alimentos não digeridos, germes e toxinas passem através da barreira mucosa para a corrente sanguínea. No futuro isso pode provocar uma resposta inflamatória no corpo.

Por que isto é importante?

O pai da medicina moderna  Hipócrates disse: “Toda doença começa no intestino” e diversas investigações estão a provar que ele estava absolutamente correto. Os especialistas em medicina natural também partilham este ponto de vista e por isso, quase todo tratamento inicia pelo sistema digestivo. Chegou-se a conclusão que comer bem e praticar desporto não é o suficiente para ter uma boa saúde. Também é necessário garantir que nosso sistema digestivo esteja funcionando bem.

Existem 2 fatores importantes para considerar:

1- Flora intestinal
Temos cerca de 100 trilhões de microrganismos em nosso intestino pesando cerca de 1.5 quilos. O intestino compreende mais de 75% do nosso sistema imunitário, consequentemente, uma flora intestinal saudável nos protege contra infecções e reforça nosso sistema imunitário. Além disso, um sistema digestivo saudável regula o metabolismo do corpo e assegura uma função gastrointestinal normal.

2- Revestimento do intestino
O revestimento do intestino age como uma barreira de proteção entre tudo o que ingerimos do mundo exterior para o interior do nosso corpo. Ele faz com que alimentos não digeridos, resíduos, germes, toxinas e outras moléculas que são demasiado grandes, passem para a corrente sanguínea. No entanto, se o revestimento do intestino esta comprometido de alguma forma e torna-se permeável, estas partículas irão passar para a corrente sanguínea, provocando uma resposta inflamatória no corpo que ao longo do tempo pode causar várias doenças.

Infelizmente, o nosso estilo de vida moderno contribui para o mau funcionamento do intestino devido a vários fatores, como a má alimentação, medicamentos, infecções e estresse.

Tratamento

Para manter um sistema digestivo saudável, devemos tentar evitar todas os fatores listados acima, mas é claro que isso é impossível, a não ser que você viva em uma comunidade isolada e plante sua própria comida. A maioria de nós tem vidas extremamente ocupadas e nem sempre temos tempo para comer corretamente. Também tomamos medicamentos ocasionalmente ou regularmente. No entanto, ainda existem alguns cuidados que podemos tomar:
1- Coma alimentos saudáveis. Evite alimentos com glúten e processados.
2- Tome suplementos que contribuem para o bom funcionamento do sistema digestivo. O olmo e a glutamina ajudam a reparar  a parede do intestino.
3- Tome probióticos especialmente se você toma medicamentos regularmente (antibióticos, anti-inflamatórios, pílula anti-concepcional).
4- Reserve tempo para relaxar.

 - 
English
 - 
en
French
 - 
fr
German
 - 
de
Italian
 - 
it
Portuguese
 - 
pt
Russian
 - 
ru
Spanish
 - 
es
×