Entrega grátis em Portugal para compras superiores a 40€

 - 
English
 - 
en
French
 - 
fr
German
 - 
de
Italian
 - 
it
Portuguese
 - 
pt
Russian
 - 
ru
Spanish
 - 
es
0
  • No products in the cart.

Tratamento natural para a síndrome do intestino irritável

No que diz respeito ao tratamento natural para a síndrome do intestino irritável, existem dois suplementos que são eficazes no alívio dos sintomas: óleo de hortelã-pimenta e Iberogast.

Óleo de hortelã-pimenta

Não se sabe ao certo qual é o mecanismo de ação do óleo de hortelã-pimenta, sugere-se que o componente mentol exerce vários efeitos fisiológicos no trato gastrointestinal. O mentol pode inibir a contratilidade do músculo liso, agindo como antiespasmótico e analgésico, sendo indicado para a dor. A ação moduladora na dor também pode ser atribuída aos efeitos do óleo hortelã-pimenta na hipersensibilidade visceral e / ou aos efeitos anti-inflamatórios, antimicrobianos / antifúngicos.

É eficaz?

Diversos estudos foram realizados com o óleo de hortelã-pimenta de revestimento entérico e em doses variando de 187-225 mg, 3 vezes por dia. Foi concluído que o óleo de hortelã-pimenta é eficaz e superior ao placebo na melhora dos sintomas da síndrome do intestino irritável.

Existem efeitos secundários?

O óleo de hortelã-pimenta é seguro, com poucos efeitos secundários, sendo a azia o mais comum, mas isso pode ser controlado se usar uma formulação de liberação lenta.

Como observado em várias diretrizes clínicas, o óleo de hortelã-pimenta é uma terapia adjuvante segura e eficaz para a síndrome do intestino irritável. Se optar por essa terapia, é recomendado que:

  • tome o óleo de hortelã-pimenta conforme a necessidade e na dose recomendada
  • utilize formulações de liberação lenta (revestimento entérico)
  • escolha produtos que contenham apenas óleo de hortelã-pimenta – muitos produtos contêm outros ingredientes.

Iberogast ou STW-5

É uma fórmula à base de plantas que pode ser comprada sem receita médica. Este fitoterápico  contém uma mistura de 9 extratos vegetais: iberis amara, flor de camomila, folhas de hortelã-pimenta, frutos de cominho, raiz de alcaçuz, folhas de erva-cidreira, ervas celandinas, raiz de angélica e frutas de cardo de leite. Essas plantas tem vários efeitos (possivelmente sinérgicos) no sistema digestivo.

É eficaz?

Vários estudos foram realizados para avaliar a eficácia do STW-5 em pessoas que sofrem da síndrome do intestino irritável. Foi observado que essa formulação melhora os sintomas gerais e a dor abdominal. O alívio é proporcionado relativamente rápido, cerca de 30 minutos a 1 hora.

Geralmente uma dosagem de 20 gotas, 3 vezes por dia,  é necessária para otimizar os benefícios do tratamento.

É importante ter orientação de um profissional de saúde antes de iniciar essas terapias. Nós podemos ajudar: clique aqui para marcar uma consulta.

×