Entrega grátis em Portugal para compras superiores a 40€

 - 
English
 - 
en
French
 - 
fr
German
 - 
de
Italian
 - 
it
Portuguese
 - 
pt
Russian
 - 
ru
Spanish
 - 
es
0
  • No products in the cart.

O que acontece ao nosso corpo quando está em jejum?

O nosso corpo entra em estado de alerta e todo o sangue é direcionado para os nossos órgãos vitais: coração, cérebro e pulmão. Quando o fluxo sanguíneo é direcionado para esses órgãos acontece , como consequência,  uma limpeza do trato intestinal porque este encontra-se sem nutrientes. Nós temos uma série de mecanismos para conseguir ficar em jejum, até porque ficamos em jejum quando dormimos. 

E de onde vem a energia para o funcionamento do corpo? É um fato que o nosso organismo não pode parar, então o que vai providenciar o combustível necessário é a glicose armazenada no fígado, a gordura e a proteína do músculo.

Primeiro, usamos como fonte de energia a glicose armazenada no fígado, depois a gordura e a proteína do músculo. Os hormônios cortisol, GH e adrenalina estimulam o fígado para que seja libertada a glicose. O fígado tem glicose armazenada na forma de glicogênio. Isso acontece nas primeiras horas de jejum. O processo funciona da seguinte forma: primeiro quase todo o glicogênio do fígado vai ser utilizado, para a seguir começar a queimar a gordura. Mas enquanto se está a utilizar a glicose do fígado, o organismo já começou a queimar gordura e também músculo.

A quebra da gordura é um processo mais lento e quando esta é quebrada, não é na forma de glicose e sim em corpos cetônicos. Os corpos cetônicos atravessam a corrente sanguínea, vão para o fígado e só aí é que se transformam em glicose. Só que nesse trajeto, eles podem ser utilizados pelo cérebro como fonte de energia.

O ser humano conseguiu aguentar grandes períodos atravessando desertos ao longo da evolução humana, graças ao estoque de gordura armazenada. O corpo é muito eficiente. Já parou para pensar porque, estrategicamente, é melhor para o organismo guardar gordura em vez de proteína? Se formos pensar em calorias, o músculo guarda menos energia do que gordura, uma vez que 1 grama de proteína tem 4 calorias e 1 grama de gordura tem 9 calorias. 

Posso treinar em jejum?

Uma coisa é fazer uma caminhada, uma corrida ou um treino leve/moderado no ginásio por 1 hora em jejum. Outra coisa é correr uma maratona. Sabemos que o processo de queima de gordura é lento, estima-se que leva umas 2-3 horas. Se o treino for longo pode acontecer a fadiga muscular por falta de energia.

×