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Por que não estou a emagrecer na dieta cetogénica?

Primeiro vamos esclarecer uma coisa: as calorias contam na dieta cetogénica, mas em termos de importância não está em primeiro lugar, ao contrário das dietas de restrição calórica.

Se você não está a perder peso ou estagnou um dos motivos pode ser o excesso de calorias na sua dieta. É indiscutível que as calorias não são todas iguais. A resposta hormonal do organismo para 300 calorias de atum não é mesma para 300 calorias de pão. O experimento realizado por Sam Feltham comprova isso. Durante 21 dias ele consumiu 5000 calorias diariamente seguindo uma dieta rica em gordura e baixa em hidratos de carbono e depois num segundo experimento, também durante 21 dias seguiu uma dieta rica em hidratos de carbono e baixa em gordura. No primeiro experimento ele engordou 1.3 kg e no segundo 7.1 kg. Ele engordou muito mais seguindo a dieta do segundo experimento, mas também engordou na dieta rica em gordura. Portanto, as calorias não podem completamente ignoradas.

Se está a fazer uma dieta cetogénica e não está a perder peso é necessário ter atenção a ingestão de calorias. Martina Slajerova do Keto Diet Blog explica que a gordura contém duas vezes mais calorias do que os hidratos de carbono e as proteínas, por isso é importante que a ingestão de gordura esteja na quantidade recomendada. Não existe uma dieta que permita consumir quantidades “ilimitadas” de calorias e ainda perder peso.

“Calorias provenientes de gordura devem ser de 60 a 75% da ingestão diária e comer em excesso não vai trazer nada de bom. A ingestão global de calorias, depende de cada pessoa e de quão ativa estiver. Tenha em mente que a proporção de macronutrientes não é o único aspecto que você deve considerar – o tipo e a qualidade das gorduras são importantes” diz Martina Slajerova.

Um dos erros mais comuns que as pessoas cometem na dieta cetogénica é abusar dos laticínios, queijo principalmente, e dos frutos secos. Marina explica que os frutos secos e os produtos lácteos são alimentos densos em calorias e fáceis de comer em excesso (100 gramas de macadâmia têm mais de 700 kcal e mais de 70 gramas de gordura!)

Os tais bolos, pães, muffins e crepes com baixo teor de hidratos de carbono também podem interferir negativamente no processo de emagrecimento. Esses devem ser consumidos ocasionalmente.

Assim sendo, se não está a perder peso, tenha atenção aos fatores mencionados acima e faça as alterações necessárias para o seu corpo voltar a queimar gordura.

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