Entrega grátis em Portugal para compras superiores a 40€

 - 
English
 - 
en
French
 - 
fr
German
 - 
de
Italian
 - 
it
Portuguese
 - 
pt
Russian
 - 
ru
Spanish
 - 
es
0
  • No products in the cart.

Perder peso ou medidas?

Quero emagrecer. O que tenho de fazer? Dieta e exercício físico aparecem como respostas óbvias. No entanto há que ter encontra outros fatores. Pensar o que se quer, sabemos que é emagrecer, mas é perder peso ou perder medidas? Pode ser ambas, claro.

Perder peso ou perder medidas são coisas diferentes. À partida, quando se faz uma dieta a ideia é perder peso, mas pode não ser bem assim. Vamos ver como:

O Dr. David Ludwig explica no seu livro Always hungry: “Imagine que duas pessoas seguiram uma dieta e cada uma perdeu 10 cm da circunferência abdominal. Na balança uma perdeu 10 kg e a outra 5 kg. Todos os fatores são iguais, qual delas teve o melhor resultado? Embora ambas tenham registado uma redução semelhante na massa gorda (com base na circunferência da cintura), aquela que perdeu menos peso teria preservado mais músculo, uma vantagem para a aparência, a saúde e a probabilidade de manutenção de perda de peso bem-sucedida. A circunferência da cintura prevê o risco a longo prazo para doenças cardíacas, diabetes e outras complicações relacionadas ao excesso de peso, sendo assim um melhor indicador.”

Ou seja, temos a tendência de dar mais atenção ao número que aparece na balança, mas na verdade a medida da circunferência da cintura é mais importante uma vez que está relacionada com a quantidade de gordura que temos acumulada no local mais perigoso: a região abdominal.

Assim, quando iniciar uma dieta aconselhamos a que se pese logo de manhã, depois de ter usado a casa de banho e antes de comer e beber. Uma vez isto feito, deixe a balança fora da sua vista e pese-se apenas uma vez por semana.

Porquê este conselho? Porque o peso corporal varia naturalmente em até dois quilos por dia, dependendo do estado de hidratação, atividade física e outros fatores. Sendo assim, mudanças de um dia para o outro têm pouco significado. O peso é apenas um dos indicadores da eficácia de uma dieta.

Assim, deixe de levar a balança tão a sério no processo de emagrecimento. Pense a longo prazo e veja também a perda de medida da cintura como um bom indicador durante uma dieta.

 

Se gostou, e pretende saber ou marcar consulta …

Contacte-nos

×