Entrega grátis em Portugal para compras superiores a 40€

 - 
English
 - 
en
French
 - 
fr
German
 - 
de
Italian
 - 
it
Portuguese
 - 
pt
Russian
 - 
ru
Spanish
 - 
es
0
  • No products in the cart.

Tipos de Dieta Cetogénica

Dieta cetogénica padrão

Neste tipo de dieta cetogénica a quantidade de hidratos de carbono varia entre as 20-50 g por dia. A quantidade exata é definida de acordo com as necessidades de cada um. Como na dieta cetogénica a pessoa tem que estar saciada, começa-se com uma quantidade de, por exemplo 30 g por dia, e ajusta-se conforme a pessoa se sente. O ideal é manter as quantidades mais baixas possíveis. Esta abordagem é a mais indicada para quem quer emagrecer e como complemento para o tratamento de algumas doenças: síndrome do ovário policístico, enxaquecas, cancro, doença de alzheimer, epilepsia, depressão, mal de parkinson e outras.

Dieta cetogénica direcionada

Nesta dieta uma pessoa come alimentos ricos em hidratos de carbono 30-60 minutos antes de fazer atividade física. Nunca se esqueça disso: alimentos consumidos antes do exercício só são úteis uma vez que tiverem sido digeridos e absorvidos. Por isso, deve-se comer alimentos com alto índice glicêmico uma vez que são mais rápidos de digerir (por exemplo uma banana em vez de frutos secos) e assim evitar sofrer de indigestão durante o exercício físico. Nesta abordagem os hidratos de carbono são queimados quase que completamente durante a atividade física evitando que o corpo esteja fora de cetose por muito tempo. Após a atividade física a refeição deve ser rica em proteína para auxiliar a recuperação muscular.

Dieta cetogénica cíclica

Esta dieta é apenas recomendada para fisiculturistas e atletas que fazem treinos de alta intensidade. Nesta dieta alterna-se os dias que se faz a dieta cetogénica com os dias que se faz carb-loading. Carb loading nada mais é que comer refeições ricas em hidratos de carbono. O mais comum é fazer 5 dias de dieta cetogénica e 2 dias de carb-loading (450-600 g de hidratos de carbono diários). O objetivo é maximizar a perda de gordura e ao mesmo tempo manter a massa magra.

Portanto, antes de tomar uma decisão é importante ser claro em qual é o objetivo. A dieta cetogénica padrão é normalmente a mais indicada para as pessoas. Se está a tentar emagrecer e faz atividade física de intensidade leve a moderada como uma caminhada, uma corridinha ou uma aula no ginásio é provável que ficará bem com a dieta padrão, uma vez que o corpo já tenha se adaptado a cetose. Caso sinta alguma fraqueza vale a pena tentar fazer a dieta cetogénica direcionada. E quanto a dieta cetogénica cíclica, vamos deixar apenas para atletas e bodybuiders!

 

Bibliografia: Keto Diet App https://ketodietapp.com/Blog/post/2013/11/05/Types-of-Ketogenic-Diets-and-the-KetoDiet-Approach

×